Águias resistiram e replicaram até onde conseguiram perante a melhor equipa da Europa

No arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa feminina de futebol do Benfica perdeu com o Barcelona (5-0), nesta noite de terça-feira, 14 de novembro.

Entre as 16 melhores formações da Europa pela terceira vez consecutiva (naquela que é a quarta participação seguida na competição), as tricampeãs nacionais iniciaram bem o desafio.

Pressionantes, capazes de descobrirem linhas de passe, as encarnadas não se inibiram perante as catalãs, líderes do ranking europeu e campeãs da Europa.

Aos 7′, Catarina Amado, de fora da área, rematou sobre a barra da baliza à guarda de Coll. Com um remate cruzado, Marie Alidou obrigou a guarda-redes blaugrana a intervir (12′).

Barcelona-Benfica

Porém, o Barcelona adiantou-se no marcador. Num ressalto, após progressão com bola de Hansen, Alexia Putellas, distinguida com a Bola de Ouro em 2021 e em 2022, bateu Lena Pauels, de cabeça. Em vantagem no marcador, aos 22′, Putellas rematou para intervenção da guarda-redes encarnada.

Numa outra incursão ofensiva do Barcelona, Lúcia Alves, com um corte providencial, evitou males maiores para as águias (24′).

Sem se deixar intimidar na casa de um candidato ao título europeu, o Benfica voltou a rematar por Anna Gasper, que viu Coll defender (27′).

Eficaz, após um cabeceamento de Brugts, aos 39′, Alexia Putellas, à boca da baliza, bisou. Depois, numa rápida jogada, o Barcelona partiu para o ataque e Aitana Bonmatí, eleita a melhor jogadora do mundo, fez o 3-0 (44′).

Apesar da boa réplica, as águias chegaram ao intervalo com um resultado pesado (3-0).

Num embate que contou João Rodrigues, ex-hoquista do Benfica, atualmente no Barcelona, entre os espectadores, o adversário ampliou no recomeço. Com espaço na área, após passe de Hansen, Aitana Bonmatí bisou (52′). E, acabada de entrar, Oshoala dilatou e sentenciou o marcador (62′).

Barcelona-Benfica

Já com Nycole Raysla, Andreia Norton e Marta Cintra em campo, aos 75′, Francisca Nazareth trabalhou bem na área oposta, abriu para Marta Cintra que cruzou a bola. O corte para canto de Torrejón impediu o desvio de Nycole Raysla, que estava em boa posição para rematar.

Com mais posse de bola, o Barcelona visou a baliza encarnada aos 85′. Lena Pauels opôs-se ao remate de Oshoala. Até ao final, nota para as entradas de Letícia Almeida e de Lara Martins, estreantes em fases de grupos da prova.

Apesar do crescimento, evidenciado até na fase inicial do jogo, em que houve equilíbrio, o desfecho (5-0) mostra a diferença de patamares entre as equipas. O Benfica galgou posições na hierarquia da UEFA (é 15.º), mas o Barcelona ainda está um degrau acima. 

Na próxima jornada do Grupo A, agendada para quarta-feira, 22 de novembro, o Benfica recebe o Rosengard, no Benfica Campus. Antes, as águias defrontam o Braga fora de casa, na 7.ª jornada da Liga BPI, calendarizada para as 11h00 de domingo, 19 de novembro.

Equipa do Benfica

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): “Estou orgulhosa, porque tentámos pressionar o Barcelona, ter bola, seguir a nossa ideia de jogo, mas frustrada porque sei que era possível dar mais. Sei que os pequenos detalhes fazem a diferença e os detalhes não estiveram a nosso favor. Temos uma equipa jovem que ainda precisa de ganhar maturidade e ter consciência do seu real valor. Na primeira parte, até aos 30 minutos, conseguimos condicionar o Barcelona, que teve dificuldades para criar situações de golo. Acreditámos que era possível lutar mais, por um resultado positivo, daí o misto de emoções. Quero uma equipa que mostre ter capacidade de ferir qualquer equipa com bola, e temos um processo coletivo que assenta nessa base.”

Marie Alidou (média do Benfica): “Ainda temos de crescer. Começámos bem o jogo, é importante reter as coisas boas que fizemos. É o primeiro jogo. Sabemos que o Barcelona é uma equipa fantástica, mas tentámos mostrar o nosso futebol. Há que analisar esta partida, tendo em conta os próximos desafios.”

Andreia Faria (média do Benfica): “Demonstrámos o nosso nível frente ao campeão europeu, a melhor equipa do mundo. Fomos corajosas na forma como pressionámos. Temos de estar orgulhosas.”

Onze do Benfica
Barcelona-Benfica
5-0
Estádio Johan Cruyff
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Ana Seiça, Catarina Amado, Lúcia Alves (Letícia Almeida, 87′), Andreia Faria, Anna Gasper, Andrea Falcón (Nycole Raysla, 57′), Jéssica Silva (Marta Cintra, 65′), Marie Alidou (Andreia Norton, 65′) e Francisca Nazareth (Lara Martins, 87′)
Suplentes
Carolina Vilão, Rute Costa, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Paige Almendariz, Letícia Almeida (87′), Andreia Norton (65′), Marta Cintra (65′), Nycole Raysla (57′), Lara Martins (87′) e Beatriz Nogueira
Onze do Barcelona
Coll, Torrejón, Syrstad Engen, León, Ona Battle, Aitana Bonmatí, Walsh (Pina, 71′), Caldentey (60′), Graham Hansen (Vicky López, 78′), Brugts (Paralluelo, 60′) e Alexia Putellas (Patricia Guijarro, 46′)
Suplentes
Paños, Font, Pina (71′), Paralluelo (60′), Patri Guijarro (46′), Bronze, Oshoala (60′), Dragoni, Vicky López (78′), Martina e Corrales
Ao intervalo3-0
Golos
Barcelona: Alexia Putellas (15′ e 39′), Aitana Bonmatí (44′ e 52′) e Oshoala (62′)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.