Cloé Lacasse: “Benfica terá de superar energia que leoas vão trazer para dérbi na Luz”

Jogo grande no domingo, 26 de março, no Estádio da Luz! Às 16h00, o Benfica recebe o Sporting em desafio da 17.ª jornada da Liga BPI. Cloé Lacasse foi voz do coletivo e da ambição das encarnadas para o dérbi, onde os Sócios têm entrada gratuita mediante levantamento do bilhete (ver informação aqui).

Em conferência de Imprensa de antevisão ao embate, Cloé Lacasse foi taxativa ao orgulhosamente reconhecer a competência do Benfica e o contributo que o Clube tem dado à evolução do futebol feminino em Portugal.

Líderes da Liga BPI, detentoras do melhor ataque e da melhor defesa da prova (78 golos marcados e quatro sofridos em 16 jogos), e com registo cem por cento vitorioso em confrontos com as rivais leoninas na presente época (cinco jogos, cinco triunfos), as águias vão à procura da 17.ª vitória, mas a avançada reconhece que, pela frente, têm um adversário de “grande talento” e que tentará surpreender.

Jogar no Estádio da Luz continua a ser um momento de história, especial e de grande motivação para as bicampeãs nacionais, que esperam ter o apoio dos “melhores adeptos do mundo”.

Cloe Lacasse

O Benfica ganhou os últimos sete jogos oficiais contra o Sporting. Que adversário espera encontrar neste domingo?

Começamos os dérbis do zero. Sempre que enfrentamos o Sporting, temos de ajustar o nosso jogo e estudar a equipa. É um facto que nesta época só vencemos, e jogando no Estádio da Luz queremos ter o mesmo resultado que tivemos no passado. Sabendo que ainda não nos ganharam, vão ser mais destemidas, vão arriscar, e temos de conseguir igualar essa energia. Não só igualar, mas superá-la durante os 90 minutos.

Na sua opinião, qual a maior qualidade ou a maior diferença da equipa relativamente ao oponente?

Temos feito uma caminhada fantástica, mas uma das coisas que me deixam orgulhosa é que esta equipa mudou a cultura do futebol feminino em Portugal. Temos grande orgulho nisso. No ano passado, quando jogámos com o Sporting no Estádio da Luz, as pessoas vinham ter comigo a dizer como era fantástico estarmos a jogar no estádio dos homens e que estavam desejosas de nos apoiar lá. Agora, as pessoas já não dizem que vamos jogar no estádio dos homens e sabem que o Estádio da Luz não é só para os homens ou as mulheres, mas para todos os jogadores que enverguem a camisola do Benfica. Quem joga no Estádio da Luz, com a camisola do Benfica, mereceu-o. Mereceu o momento de jogar perante os melhores adeptos do mundo, num dos melhores estádios do mundo. É um momento especial e dá-nos uma motivação extra.

Cloe Lacasse

“Ainda não conquistámos nada, mas queremos conquistar tudo. Este momento deixa-nos ainda mais motivadas, mais perto do objetivo”

Cloé Lacasse

A seis jornadas do termo da Liga BPI, a diferença de 12 pontos entre o Benfica e o Sporting mostra a real diferença entre as equipas? Jogar no Estádio da Luz muda alguma coisa no comportamento das jogadoras?

Vamos jogo a jogo, encarando um adversário de cada vez. Para mim, cada jogo é uma final. Ainda não conquistámos nada, mas queremos conquistar tudo. Temos de levar todos os jogos a sério, até porque cada ponto é extremamente valioso. Este momento deixa-nos ainda mais motivadas, mais perto do objetivo [o tricampeonato]. O Sporting também tem grande talento, mas queremos continuar a vencer e a mostrar que temos trabalhado fortemente nesta temporada. Também queremos continuar a progredir na Liga dos Campeões… Não é só sobre ser o maior em Portugal, temos de continuar a crescer também para sermos melhores na Europa.

Qual é a sensação de estar no túnel do Estádio da Luz antes de entrar em campo?

Falo por mim, é uma sensação intensa. Todas ficam mais nervosas ao ouvir os adeptos do túnel, mas dá-nos mais motivação para entrar, sabendo que vamos sair e estamos no Estádio da Luz, onde tantos jogadores de topo já estiveram no passado. Agora também lá estamos, a meter a nossa marca naquele campo, com os adeptos, a mostrar a Portugal e ao mundo que também o conseguimos fazer, com a mesma magia.

Cloé Lacasse e Filipa Patão

“Quem joga no Estádio da Luz, com a camisola do Benfica, mereceu-o. Mereceu o momento de jogar perante os melhores adeptos do mundo, num dos melhores estádios do mundo”

Um dos aspetos mais significativos é que a Pauleta, lesionada, não jogará. Seria especial dar a vitória a uma das capitãs?

A Pauleta tem um lugar especial, seja dentro ou fora de campo. É uma inspiração e todas sabem que têm de dar mais um pouco e de sentir que ela não está no campo. É algo que carregamos connosco e sabemos que temos uma responsabilidade maior. Queremos deixá-la orgulhosa, sabemos que nos está a acompanhar e que quer que tenhamos sucesso.

Que mensagem deixa aos adeptos?

Houve uma enorme mudança no futebol feminino em Portugal, tenho notado ao longo dos anos, e os Benfiquistas têm uma grande influência nisso, nessa mudança. No domingo, vamos ver isso, como têm sido importantes na evolução do futebol feminino. Esperamos vê-los a todos no Estádio.

Leave a Reply