Benfica cede empate com o HC Liceo mas não a liderança com que terminou o Grupo A da WSE Champions League

Já apurado para a final eight da WSE Champions League, a discutir entre os dias 4 e 7 de maio no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, o Benfica empatou com o HC Liceo (2-2), em encontro referente à 5.ª jornada do grupo A da prova.

Com este resultado, os comandados de Nuno Resende garantiram o posto cimeiro, quando falta disputar uma ronda nesta fase. Na Luz, na noite desta quinta-feira, 23 de março, a partida iniciou-se num ritmo alto. Os encarnados foram pressionantes, mas, do lado oposto, Àlex Rodriguez e David Torres foram sempre elementos velozes que tentavam causar perigo.

Com o Presidente Rui Costa no Pavilhão Fidelidade, aos 7′, Roberto Di Benedetto, de meia distância, obrigou o guarda-redes Martí Serra a aplicar-se. Passados dois minutos, mais um lance com os mesmos protagonistas.

Serra opôs-se bem ao remate do internacional francês. Sempre em busca do golo, aos 12′, numa transição rápida para o ataque, Nil Roca criou mais uma oportunidade para inaugurar o marcador. Martí Serra levou a melhor.

Compacto, o Benfica foi mais acutilante em rinque. Num jogo em que Poka ficou de fora das opções de Nuno Resende, e Edu Lamas regressou após lesão, o primeiro golo surgiu por intermédio de Pablo Álvarez.

Benfica-HC Liceo

Martí Serra travou Lucas Ordoñez e viu cartão azul. Chamado a marcar o livre direto consequente, Pablo Álvarez bateu Mati Bridge (1-0, aos 17′).

Na frente do marcador, o Benfica continuou a controlar as operações. O segundo remate certeiro foi da autoria de Carlos Nicolía, aos 21′. Sensacional momento do internacional argentino no Pavilhão Fidelidade! Um remate forte e colocado de meia distância, que só parou no fundo da baliza da formação espanhola, que chegou a esta ronda no 2.º posto do grupo.

O HC Liceo acusou o golo sofrido. Ao intervalo, vantagem justa dos encarnados (2-0).

Na etapa complementar, a formação galega esboçou uma reação. Aos 31′, Pedro Henriques fechou espaços e opôs-se bem ao remate de David Torres. Logo a seguir, foi Martí Serra quem negou o 3-0 a Gonçalo Pinto.

Benfica-HC Liceo

No minuto seguinte, soberana ocasião para os encarnados. Por protestos, o treinador Juan Copa foi admoestado com cartão azul. Lucas Ordoñez não conseguiu converter o livre direto, defendido por Martí Serra. Em superioridade numérica durante dois minutos, o Benfica também não teve caminhos para faturar.

A toada de jogo manteve-se. Carlos Nicolía, aos 35′, teve mais um remate forte, travado pelo guarda-redes adversário. O HC Liceo não desistiu e, Francisco Torres, em apenas dois minutos bisou, aos 38′ e 39′, sendo que, no 2-1, o Benfica reclamou irregularidade no lance.

Nas bancadas, Marcel Matz, treinador da equipa masculina de voleibol encarnada, esteve atento ao desafio. A 2,45 minutos do final, uma boa intervenção de Pedro Henriques evitou o 2-3. De imediato, Nuno Resende parou o jogo.

Benfica-HC Liceo

Emoção até ao fim do desafio. O Benfica poderia ter feito o terceiro golo… A passe de Roberto Di Benedetto, Edu Lamas tentou a picadinha sobre Martí Serra, mas errou o alvo, aos 48′. Disposta a arriscar tudo para vencer, a turma do país vizinho jogou sem guarda-redes nos dois minutos finais.

O resultado manteve-se, e penaliza o Benfica, que criou ocasiões suficientes para vencer. Todavia, o 1.º lugar foi assegurado.

A fechar a fase de grupos, os encarnados defrontam o CP Calafell, fora de portas, no dia 13 de abril. Para já, as atenções viram-se para a deslocação ao Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, onde neste domingo, 26 de março, o Benfica joga com o SC Tomar para a 23.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

Benfica-HC Liceo

DECLARAÇÕES

Nuno Resende (treinador do Benfica): “O HC Liceo é o campeão espanhol em título, ocupa o 2.º lugar no Campeonato, jogou recentemente a final da Taça de Espanha, perdeu, mas está a atravessar um excelente momento. Pelo que fizemos, merecíamos a vitória e tivemos ocasiões para isso. Não controlámos algumas transições nos momentos em que sofremos os dois golos, e abanámos. Poderia ter equilibrado a equipa, mas era importante que os minutos fossem mais distribuídos, também devido ao jogo de domingo.”

Benfica-HC Liceo
Benfica-HC Liceo
2-2
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Pedro Henriques, Diogo Rafael, Pablo Álvarez, Lucas Ordoñez e Nil Roca
Suplentes
Bernardo Mendes, Carlos Nicolía, Edu Lamas, Roberto Di Benedetto e Gonçalo Pinto
Cinco inicial do HC Liceo
Martí Serra, Lluis Ricart, César Carballeira, David Torres e Àlex Rodriguez
Suplentes
Mati Bridge, Bruno Di Benedetto, Fabrizio Ciocale, Francisco Torres e Arnau Canal
Ao intervalo2-0
Golos
Benfica: Pablo Álvarez (17′), Carlos Nicolía (21′); HC Liceo: Francisco Torres (38′ e 39′)
Marcha do marcador
 2-0, 2-2

Leave a Reply