Site icon TerceiroAnel.blog

Pedro Pablo Pichardo sagrou-se Campeão Europeu de triplo salto em pista coberta em Istambul

Advertisements

Pedro Pablo Pichardo sagrou-se, nesta sexta-feira, 3 de março, Campeão Europeu de triplo salto em pista coberta. Na Ataköy Arena, em Istambul, com um salto de 17,60 metros, o atleta do SL Benfica voou para o ouro. Fantástico!

Continua a fazer-se história para o atletismo português! Pedro Pablo Pichardo revalidou o título de Campeão Europeu de triplo salto em pista coberta, somando outra medalha de ouro num percurso ímpar.

O atleta do SL Benfica entrou em ação logo no primeiro dia da competição, e só precisou do ensaio inicial, apurando-se para a final com um salto de 17,48 metros, novo recorde nacional, na altura, e melhor marca mundial do ano.

Na grande final, 17,26 metros no 1.º ensaio… voo de 17,60 metros, novo recorde de Portugal, liderança mundial, medalha de ouro em Istambul e o título de Bicampeão Europeu!

O campeão olímpico, mundial e europeu ao ar livre, e agora também bicampeão europeu em pista coberta, deixou o grego Nikolaos Andrikopoulos e o alemão Mark Hess nas 2.ª e 3.ª posições, com 16,58 metros e 16,54 metros, respetivamente.

“O mais importante é sempre a vitória, era o principal objetivo. Estou feliz por voltar a ser campeão europeu de pista coberta. Bati o recorde nacional, estou feliz. O objetivo era três saltos, tentar ganhar, e depois ver se conseguia um grande salto”, afirmou Pichardo, na zona mista da Ataköy Arena.

Ele provou que é o melhor do mundo, hoje [sexta-feira], num palco europeu. O Pedro estava muito confiante, foi um grande espetáculo. Quando se sente bem, ele consegue grandes resultados, e acredito que está cada vez mais perto da marca que persegue, os 18 metros. Foi um final de tarde emocionante para Portugal e para o Benfica também [face a todos os resultados obtidos]”, explicou, à BTV, a diretora do Benfica Olímpico, Ana Oliveira.

ARIALIS MARTÍNEZ: melhor resultado de sempre de uma portuguesa nos 60 metros

Depois de na sua estreia por Portugal, Arialis Martínez ter conseguido logo o apuramento para as meias-finais dos 60 metros, com um triunfo na sua série com 7,24 segundos… fez-se história novamente! A velocista do Benfica, de 27 anos, assegurou um lugar entre as oito mulheres mais rápidas em Istambul ao correr os 60 metros em 7,24 segundos, com a quarta melhor marca entre as semifinalistas, após ser quarta colocada na sua série, a terceira, e repescada pelo tempo. Arialis Martínez assegurou o melhor resultado de sempre de uma portuguesa na distância. A final dos 60 metros encerrou o programa desta sexta-feira dos Europeus indoor, na Ataköy Arena, em Istambul e Arialis Martínez correu para os 7,17 segundo, 5.º lugar na geral, igualando o recorde de Portugal e batendo o seu.

MARTA PEN: final dos 1500 metros às 17h00 de sábado

Marta Pen integrou a segunda das meias-finais dos 1500 metros. Com um final brilhante, a atleta dos encarnados conseguiu o apuramento direto para a final com a marca de 4m23s30. A luta pelas medalhas acontece neste sábado, 4 de março, às 17h00 de Portugal Continental.

GERSON BALDÉ: melhor classificação de sempre de um português

Na qualificação do salto em altura, Gerson Baldé, com 2,14 metros de marca, acabou entre um lote de nonos classificados, avançando os melhores oito para a final, todos com 2,19 metros. Com este nono posto entre os 17 inscritos, o atleta luso do SL Benfica conseguiu a melhor classificação de sempre de um português na especialidade, superando o 26.º lugar de Rafael Gonçalves em Viena 2002, então entre 28 participantes.

JOSÉ CARLOS PINTO: 24.º classificado nos 800 metros

O primeiro atleta português a entrar em ação nos Europeus em Pista Coberta foi José Carlos Pinto. O atleta do SL Benfica correu na 2.ª eliminatória dos 800 metros, tendo obtido o 3.º lugar na série. Com 1m50s57, classificou-se na 24.ª posição da geral.

ISAAC NADER: 22.º lugar nos 1500 metros

Na pista, Isaac Nader (na foto) correu na primeira eliminatória e terminou na sexta posição dos 1500 metros com 3m52s73, um tempo que, nas contas finais, lhe deu o 22.º lugar na geral.

FRANCISCO BELO: 12.º lugar no lançamento do peso

Na qualificação do lançamento do peso esteve outro atleta do SL Benfica. Depois de dois ensaios nulos, Francisco Belo não conseguiu chegar à final, pois o seu derradeiro ensaio (19,61 metros) apenas deu para a 12.ª posição.

ELIANA BANDEIRA: 12.º lugar no lançamento do peso

Na variante feminina do lançamento do peso, igual sorte para Eliana Bandeira. Após dois nulos, um ensaio com 17,23 metros colocou a atleta das águias no 12.º lugar da classificação.

Quando, em abril de 2017, o Sport Lisboa e Benfica abraçou Pedro Pablo Pichardo e, inevitavelmente, o aproximou de Portugal, já sabia onde o queria ver chegar: ao topo!

Tem sido um percurso de compromisso e de grandes conquistas e é com enorme emoção e orgulho que temos assistido, de perto, à confirmação de uma verdadeira hegemonia internacional no triplo salto.

Pedro Pichardo é hoje detentor do título de bicampeão europeu, somando ainda um novo recorde nacional em pista coberta.

Mais um triunfo a elevar o nome de Portugal e que o Sport Lisboa e Benfica sente com particular felicidade.

Parabéns, Pedro!

Exit mobile version