Benfica venceu Famalicão contra tudo e contra todos e amplia à condição vantagem sobre o rival abaixo

Jogo difícil, com um Benfica coeso, trabalhador e assente num coletivo consistente e pautado pelo equilíbrio nas ações a vencer o Famalicão, por 2-0, em jogo da 23.ª jornada da Liga Bwin. Liderança consolidada, com justiça, a um só coração!

Líder isolado da geral no arranque para esta ronda, com 59 pontos, o Benfica entrou no relvado da Catedral com o objetivo claro de consolidar o 1.º lugar da tabela; do outro lado estava o 9.º classificado, o Famalicão, com 27 pontos, resultantes de oito vitórias, três empates e 11 desaires.

Estando Roger Schmidt a cumprir um jogo de castigo, foi o adjunto Jens Wissing quem assumiu o comando, com as águias a apostarem num onze com apenas uma alteração face ao último, em Vizela: entrou Rafa para o lugar de Gonçalo Guedes.

Benfica-Famalicão 23.ª jornada Liga Bwin

Odysseas, Bah, António Silva, Otamendi, Grimaldo, Florentino, Aursnes, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos foram os eleitos para iniciar a partida, perante um Famalicão que prometera muito, como antevira João Pedro Sousa, e que deu muito trabalho às águias, apesar de curto e sem provocar grande bruaá, mas “chato” e difícil de contornar e abrir.

Apito inicial de Artur Soares Dias, numa Catedral com 56 995 adeptos nas bancadas, numa noite marcada pelo atingir de 1 milhão de espectadores no Estádio da Luz na época 2022/23!

Benfica-Famalicão 23.ª jornada Liga Bwin

A equipa de Vila Nova de Famalicão apareceu estendida no relvado, com as linhas subidas e a parecer querer discutir o jogo, mas esta postura não durou!

O Benfica pegou no desafio de pronto e começou aqui um longo processo de muito trabalho, paciência e equilíbrio. Sem ser exuberante, foi determinado, coletivo e unido. Foi bom!

Aos 7′, primeira oportunidade. Livre direto, com Grimaldo, com um remate seco, a ver a bola embater na barreira. Dois minutos volvidos, o mesmo protagonista, num livre mais descaído para a lateral, com Luiz Júnior a socar e a resolver. Seguiu-se magia na Catedral… autêntico slalom de Rafa, a deixar vários adversários pelo caminho, contudo, na hora H, o remate saiu enrolado e a bola morreu nas mãos de guardião famalicense.

O adversário tentou sacudir a pressão e, aos 14′, na sequência de um canto, Sanca cabeceou forte, mas para fora. Aos 22′, o mesmo jogador tentou a sorte de meia distância, remate de pé esquerdo, contudo, sem sucesso.

Benfica-Famalicão 23.ª jornada Liga Bwin

E o Glorioso voltou à carga, com o primeiro da noite a adivinhar-se… e já estava a tardar, refira-se!

Minuto 28, passe soberbo de Otamendi a encontrar Gonçalo Ramos na esquerda. O camisola 88 enganou Riccieli, rematou cruzado, mas o esférico saiu ao lado. Aos 35′ foi Neres! Remate em posição frontal, à entrada da área, a fazer a bola passar perto do poste direito… Cheirava a golo na Luz, e ele chegou!

Foi mais um passe de sonho de Otamendi, a rasgar e a meter a bola nas costas da defensiva contrária, com Grimaldo a agradecer. Na ala esquerda, o esférico não passou à primeira, passou à segunda, e quem disse “obrigado” foi Gonçalo Ramos. No sítio certo, no momento correto, remate de pé esquerdo para o 1-0 na Luz. Foi o 14.º golo do avançado nesta edição da Liga Bwin, e a 7.ª assistência de Grimaldo.

O Benfica colocou-se em vantagem a partir do minuto 36 e, apesar da pronta reação do Famalicão, o resultado não se alterou até ao intervalo.

Benfica-Famalicão

Reinício e muito Benfica em campo, com Grimaldo, aos 48′, de pé esquerdo, a tentar a sorte. Esteve à vista o 2-0. Depois foi Neres (52′)… tudo bem feito, técnica, adversário sentado, o remate saiu perto, mas ao lado.

Na resposta, jogada bem desenhada pelo Famalicão, com Otamendi, providencial, a limpar. E mais Benfica, muito mais Benfica, com o Famalicão preso, encostado e sem apresentar soluções, mas a teimar em não abrir, obrigando as águias a suar para resolver e colocar um ponto final no jogo.

Grimaldo, aos 59′, de meia distância, tentou novamente… E, aos 68′, momento de espetacularidade. Foi um lance de laboratório: João Mário, Rafa… e Gonçalo Ramos acreditou, tirou as medidas e ofereceu a defesa da noite a Luiz Júnior, que voou e afastou o esférico para canto. Era um golo de bandeira!

Benfica-Famalicão 23.ª jornada Liga Bwin

No minuto seguinte foi Rafa a cabecear e a ver a trave devolver-lhe a bola com um “não” taxativo! Teimava em não entrar, o resultado mantinha-se em 1-0, tangencial, curto e perigoso, isto apesar de o Famalicão não apresentar argumentos e o jogo nunca deixar de estar controlado por parte das águias… mas no futebol nunca se sabe!

Ora, aos 84′, momento único na 2.ª parte, o mesmo que dizer o primeiro remate do Famalicão. Antes, aos 70′, lance muito suspeito na grande área famalicense, com Ivo Rodrigues, pressionado por Otamendi, a rodar e a tocar na bola com o braço esquerdo. Artur Soares Dias mandou seguir, e ainda mostrou cartão amarelo ao capitão dos encarnados.

Benfica-Famalicão

O Benfica mantinha a postura e, já com Musa e João Neves em campo após saídas de Rafa e Neres, respetivamente, chegou ao golo da tranquilidade.

Aos 90′, o avançado croata ameaçou, encheu o pé e falhou o alvo por pouco, mas, aos 90’+3′, a bola entrou mesmo. Remate de Grimaldo (mais um!), Luiz Júnior contrariou todas as regras e defendeu para a frente, e eis que surgiu o suspeito do costume nestas andanças: rápido, assertivo e letal, Gonçalo Ramos rematou para o 2-0 final, o seu 15.º golo nesta edição da Liga, saltando para a liderança da lista dos melhores marcadores da prova.

Na Luz, cantou-se então “o Benfica ganhou”, um triunfo justo (7.º consecutivo na Liga Bwin, 20.º em 23 jornadas), num desafio complicado e que exigiu que o coletivo se chegasse à frente, num verdadeiro hino ao lema “De Todos, Um”… o nosso Benfica!

Benfica-Famalicão 23.ª jornada Liga Bwin

Na próxima jornada da Liga Bwin, a 24.ª, o Glorioso, líder isolado com 62 pontos, viaja até à Pérola do Atlântico para defrontar o Marítimo. Este desafio tem o apito inicial agendado para as 18h00 de domingo, 12 de março, no Estádio do Marítimo.

Antes, atenções centradas na Liga dos Campeões. Com uma vantagem de dois golos trazida da Bélgica (0-2), o Benfica recebe o Club Brugge, em encontro da 2.ª mão dos oitavos de final da prova. Este jogo tem início às 20h00 de terça-feira, 7 de março, no Estádio da Luz.

Leave a Reply