Site icon TerceiroAnel.blog

Adeptos do Benfica visados por maus comportamento em Brugges, onde Benfica e clube belga já se manifestaram

Advertisements

Uma verdadeira multidão trajando cores encarnadas afluiu ontem à Veneza da Flandres. Durante todo o dia foram muitos os benfiquistas que encheram e deram vida às ruas, lojas e restaurantes de Bruges. Onde quer que se estivesse apenas se ouvia falar português. Será impossível quantificar, mas a avaliar pelas multidões que se foram acumulando nas principais praças de Bruges terão estado mais de três mil portugueses na cidade. Mais de metade, seguramente, ficou fora do palco do jogo.

Durante o dia foram muitos os adeptos que foram tentando encontrar bilhetes, em vão. À tarde ainda chegou a circular a indicação que o Club Brugge poderia abrir a bilheteira algumas horas antes do início da partida para vender os últimos ingressos ao público em geral, mas foi rumor que não se confirmou. À porta do estádio havia quem tentasse comprar ingressos aos adeptos belgas.

A bancada reservada para as águias, ainda assim, extravasou para os setores laterais, contudo, não houve registo de problemas. Registo para a deflagração de diversos objetos pirotécnicos durante os 90 minutos, o que poderá dar problemas à águia.

Durante o jogo, os benfiquistas, no apoio à equipa, silenciaram os belgas e acabaram a fazer festa à medida de mais uma grande noite europeia. À saída, porém, registo para confrontos entre adeptos de ambos os clubes, mas sem detenções.

No final do jogo no Estádio Jan Breydel, dezenas de adeptos do Club Brugge e do Benfica entraram em confrontos na zona de saída das bancadas.

Segundo o jornal belga Het Laatste Niuews, tudo terá começado pelo facto de os adeptos dos encarnados terem bilhete para a zona afeta aos associados do Club Brugge, daí resultando um conflito que levou cadeiras pelo ar e motivou intervenção policial para serenar os ânimos.

Entretanto o Benfica emitiu um comunicado em que questiona a atividade da polícia belga antes do jogo entre o Club Brugge e os encarnados para a Liga dos Campeões, esta quarta-feira, nomeadamente referindo a detenção de 30 adeptos antes do jogo. 

Eis o comunicado: 

«O Sport Lisboa e Benfica vai solicitar junto das autoridades belgas esclarecimentos quanto aos motivos que levaram à atuação das forças de segurança no centro da cidade de Bruges horas antes da partida e que culminaram com a detenção de cerca de três dezenas de adeptos do Benfica. O Sport Lisboa e Benfica agradece aos seus adeptos o apoio inexcedível demonstrado ao longo de mais esta vitoriosa jornada europeia.»

O Club Brugge atribuiu também a ocorrência de desacatos entre adeptos do seu clube e do Benfica com a presença de portugueses em locais da bancada que deviam estar destinados a adeptos do clube belga.

Na semana passada, o clube detetou alta afluência ao seu site e pedidos para novos cartões de adepto (que dariam direito a bilhetes) e cancelou grande parte, tendo procedido ao reembolso. No entanto, não terá sido suficiente.

«Na preparação para esta partida, o clube tomou medidas rígidas em função da venda de bilhetes. A venda ocorreu em três fases. Em primeiro lugar, como sempre, todos os sócios tiveram prioridade. Após o período de prioridade para assinantes, apenas os titulares de Club ID (o tal cartão de adepto) tiveram chances de comprar um bilhete. Numa fase final, os bilhetes foram também vendidos a pessoas sem Club ID, mas apenas a adeptos que já tinham conta no nosso site antes do sorteio ou a adeptos que já compraram bilhetes no passado. Os endereços IP de Portugal foram bloqueados no nosso site de venda de bilhetes durante todo o período de vendas. Através de alguns atalhos tecnológicos, 600  adeptos benfiquistas com morada ou endereço de correio eletrónico português conseguiram comprar bilhetes, bilhetes estes que foram imediatamente cancelados e reembolsados», refere-se.

«Apesar de todas estas medidas, acabaram por aparecer adeptos do Benfica em setores do Club Brugge. A investigação sobre como isto aconteceu está a decorrer em colaboração com a polícia. Durante o jogo, os nossos stewards reagiram rapidamente, reunindo todos os adeptos do Benfica em 2 setores junto à secção visitante. Como resultado, tudo permaneceu relativamente calmo durante a partida. Após o jogo, houve desacatos entre algumas pessoas. Entendemos que esta foi uma experiência muito desagradável para os nossos adeptos e, com a polícia, faremos tudo o que pudermos para evitar que tal aconteça no futuro», avisa-se.

Exit mobile version