Para a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o Benfica vai até à Belgica para defrontar o Brugge, equipa belga que foi uma das agradáveis surpresas da fase de grupos tendo terminado em segundo no Grupo B que foi ganho pelo FC Porto. Contudo, no presente, o Brugge- quarto classificado do campeonato a 20 pontos do líder- atravessa uma fase de menor fulgor.
Nos últimos dez jogos oficiais, soma uma vitória, sete empates e duas derrotas. A jogar em casa, no Jan Breydel Stadium, o Brugge vai em seis jogos consecutivos sem vencer. Aliás, em 2023 ainda não ganhou em casa.
O Benfica chega a este jogo depois da eliminação da Taça de Portugal diante do SC Braga. Tem apenas uma derrota na presente temporada e na Liga dos Campeões venceu o Grupo H onde estavam os colossos PSG e Juventus. Na presente edição da Champions a equipa encarnada ainda não perdeu qualquer jogo.
Esta é a primeira vez que ambas as equipas se defrontam. O histórico do Benfica contra as equipas belgas é claramente favorável à equipa portuguesa. Em 21 jogos venceu 12, empatou cinco e perdeu apenas quatro.
A vitória do Brugge vale 4,25. A vitória do Benfica vale 1,80. O empate vale 3,58.