O Benfica está a finalizar a venda do passe de Ferro aos croatas do Hajduk Split, emblema que o central português de 25 anos já representou cedido na época passada. Ferro tem contrato com as águias até 2024, mas vai rescindir para assinar em definitivo pelo Hajduk, no qual deixou boa impressão e fez 14 jogos, marcou dois golos e fez duas assistências para golo. Ontem faltavam detalhes para fechar a operação, mas eram muito altas as possibilidades do Benfica realizar mais uma transferência neste mercado de inverno, pois a janela croata encerra só amanhã.
Os encarnados podem encaixar com a venda do passe do defesa um valor a rondar o milhão de euros, mais prémios por objetivos. Tratando-se de um jogador ainda jovem o Benfica, como habitualmente, reservou percentagem significativa do passe.
Ferro, recorde-se, foi emprestado no início desta temporada aos neerlandeses do Vitesse. Mas a experiência não correu bem. O central fez 10 jogos, mas esteve em campo somente 601 minutos. As expectativas do jogador não foram correspondidas e nos últimos meses foi consolidando a ideia de que queria sair e disso deu conta ao Benfica.
O regresso ao Hajduk, que no final do empréstimo da época passada manifestou vontade de manter o defesa português, acaba por ser uma boa solução para todas as partes envolvidas. E o Benfica volta a reduzir os seus quadros de jogadores, que, nesta janela de mercado, perderam Rodrigo Pinho, Tomás Tavares, Diogo Gonçalves, João Ferreira, Helton Leite, Germán Conti, John Brooks, Gil Dias, Enzo Fernández e agora, a confirmar nas próximas horas, Francisco Reis Ferreira, Ferro.
Ferro fez boa parte da formação no Benfica e chegou à equipa principal em 2018/2019, temporada em que, com Bruno Lage a treinador, formou dupla de defesas-centrais titulares com Rúben Dias e ganhou o título de campeão nacional. Na época seguinte fez 40 jogos e marcou um golo e muitos viam nele uma carreira de muito sucesso, mas depois perdeu espaço com Jorge Jesus no comando e acabaria por ser emprestado ao Valência, em 2020/2021. Prepara-se, agora, para colocar ponto final na ligação às águias.