O Benfica recebeu e venceu este domingo por 6-0 o V. Guimarães na 3.ª jornada da fase final (Apuramento de Campeão) do campeonato de iniciados. Ao intervalo os encarnados já venciam por 5-0 e os visitantes revelaram sempre muitas dificuldades em chegar a baliza encarnada.
Tomás Soares fez um ‘hat trick’ e foi a figura da partida, apesar de ter saído muito cedo devido ao cartão amarelo recebido logo aos 20 minutos.
Neste jogo o Benfica mostrou ter as bolas paradas, já que Tomás Soares e Manuel Sá (bisou) marcaram um dos golos em pontapés de canto. José Neto fechou o marcador.
Três jogos, três vitorias, 17 golos marcados pelos encarnados nesta fase final e ainda zero golos sofridos.
Já o Sporting, a jogar em casa também e proibido de voltar a perder pontos, sob pena de ver escapar ainda mais os rivais Benfica e FC Porto, derrotou o Belenenses por 2-0.
Um confronto entre equipas que desejariam, à terceira jornada, estar mais acima na tabela classificativa – o Sporting perdeu em Guimarães e perdeu contacto com a liderança, ao passo que o Belenenses ainda não havia pontuado.
Os leões entraram com o objetivo de marcar cedo e dispuseram até de uma situação na pequena área adversária, mas foram os azuis quem tiveram a ocasião mais flagrante para marcar, aos 17 minutos: Eduardo Ferreira rematou na direção da baliza leonina, mas Simão Soares apareceu a tirar sobre a linha de golo. E mais tarde, aos 33, voltou a ser determinante, desta feita em ação ofensiva, já que o capitão sportinguista atirou certeiro para o 1-0 através de um remate à entrada da área possibilitado por passe na diagonal de Chris Grombahi.
A partir daí o leão tomou conta do desafio, nomeadamente ao longo da segunda parte. Nesta toada, não surpreendeu que os leões tivessem chegado ao segundo golo, obtido aos 65 numa iniciativa de Estefânio Rúben pela direita para depois colocar junto à pequena área para o disparo de Ricardo Yordanov.
Até final, o Sporting dispôs de mais um par de situações para finalizar e o Belenenses procurou, num último esforço, reduzir a diferença, mas os leões controlaram a contenda num ritmo pouco acelerado.
Os verde-e-brancos regressaram, assim, aos triunfos e alcançaram o pódio da fase de apuramento de campeão, em igualdade pontual com o Boavista e o Vitória de Setúbal. Já o Belenenses continua sem pontuar em três jogos.
No outro jogo desta manhã o FC Porto também em casa, bateu por números igualmente expressivos o Tondela (4-0).
As águias e lideram a tabela com nove pontos (só vitórias), tal como o FC Porto..