
Gonçalo Ramos entrou para o lugar de David Neres depois do intervalo do jogo da Taça de Portugal em Braga e depois, ainda antes do prolongamento na partida, o ponta de lança internacional português voltou a sair, então substituído por Rafa. A dança de cadeiras causou estranheza, principalmente porque Gonçalo Ramos falhara os dois últimos jogos (Arouca e Casa Pia) por lesão, razão pela qual também não entrou na equipa titular para o desafio na Pedreira. Porém, segundo apurámos, Ramos não se ressentiu da lesão na parte de trás da coxa esquerda, nem contraiu nova lesão. O atacante está bem e pronto para iniciar, amanhã, a preparação do jogo da Liga dos Campeões em casa do Club Brugge, na Bélgica, que está marcado já para quarta-feira.
Gonçalo Ramos saiu no final dos 90 minutos do desafio com o SC Braga, depois de ter jogado somente os segundos 45 minutos, por estratégia de Roger Schmidt. O treinador alemão, com a equipa das águias, recorde-se, em inferioridade numérica devido à expulsão do lateral-direito dinamarquês Alexander Bah, quis lançar em campo a velocidade de Rafa para refrescar o ataque. E assim também poupou Ramos a maior desgaste, tendo em conta que só esta semana voltou a competir.
Em sentido inverso, quem deixou de estar disponível para Roger Schmidt é o lateral-esquerdo Mihailo Ristic. O internacional sérvio tem uma lesão muscular na coxa esquerda e precisará de pelo menos duas semanas para recuperar. Foi por essa razão que nem foi convocado para o jogo de Braga. O defesa sérvio de 27 anos foi contratado no início desta temporada (livre de contrato, depois de terminado o vínculo com os franceses do Montpellier), mas tem jogado muito pouco. Tem nove jogos realizados, mas com somente 187 minutos de utilização. Ainda assim, já marcou um golo (ao Estoril, na jornada 12 do campeonato e num jogo que os encarnados venceram por 5-1) e fez uma assistência. Apesar de Grimaldo não ceder um milímetro na luta pela titularidade à esquerda da defesa, o caso de Ristic é paradigmático e dá a ideia de que as características do sérvio não entusiasmam Roger Schmidt.
Ristic é carta fora do baralho para o jogo da Champions na Bélgica e também pelo menos para o desafio seguinte, frente ao Boavista, para o Campeonato. Para este duelo, Schmid vai seguramente mexer na equipa que repetiu a titularidade nos três jogos mais recentes, até porque não vai ter Alexander Bah, que foi expulso e terá de cumprir castigo.
O defesa-central Morato também não poderá ser convocado para este desafio com as panteras pelo mesmo motivo: em Braga viu dois amarelos e correspondente cartão vermelho que corresponde a castigo independentemente da competição.