
Gilson Benchimol Tavares, avançado de 21 anos (29/12/2001), foi contratado pelo Sport Lisboa e Benfica. Com dupla nacionalidade (Cabo Verde/Portugal), o futebolista ingressa no Clube por empréstimo do Estoril Praia até ao final da corrente época de 2022/23, com opção de compra estipulada em 1,3 milhões de euros, e vai integrar a Equipa B.
“Estou muito feliz por carregar este símbolo ao peito, é uma enorme felicidade“, revelou Gilson Benchimol, à BTV, envergando já o Manto Sagrado.
“Trago trabalho, muito trabalho, alguma experiência adquirida na Primeira Liga e muito esforço. Prometo dar tudo“, afirmou o avançado nas primeiras declarações como atleta do Benfica. “Sou mais um para ajudar a equipa, e ajudá-la também a marcar golos”, completou o novo elemento do plantel treinado por Luís Castro.

Do percurso futebolístico de Gilson Benchimol fazem parte os emblemas Sport Futebol Damaiense, Sporting Clube de Linda-a-Velha e Real Sport Clube, além do Estoril Praia.
Internacional A pela seleção de Cabo Verde (oito jogos, três golos), o jovem avançado totaliza 16 presenças em jogos da Primeira Liga na presente temporada.
Antes de rumar ao clube encarnado, o cabo-verdiano renovou contrato com o Estoril até 2026, realizou exames médicos e firmou o acordo, que poderá permitir a aquisição do seu passe no final da temporada.
Os moldes do negócio, intermediado pela Sports Intelligence Advisors, empresa que representa Gilson Benchimol, incluem já a possibilidade de o avançado convencer o Benfica a avançar pela sua contratação.
Se a cláusula de compra por Benchimol for accionada e as águias realizem uma transferência com o jogador, o Estoril garante 50% das mais-valias; o Benfica reserva também a possibilidade de pagar 30% antecipadamente. As águias podem tomar essa iniciativa até junho de 2024, permanecendo o Estoril com 20% sobre as mais-valias de uma futura venda caso o atacante se destaque numa perspetiva de valorização futura.