Equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu por 70-63 o CAB Madeira para a Liga Betclic

A equipa feminina de basquetebol do Benfica venceu por 70-63 o CAB Madeira, em jogo da 17.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic, que aconteceu neste domingo, 29 de janeiro, no Pavilhão Fidelidade. Uma partida onde só uma alma de campeãs permitiu às encarnadas recuperarem, após estarem a perder por 18 pontos de diferença.

Quando Marta Martins, com um triplo certeiro, empatou a partida a 54 pontos, quem estava no Pavilhão Fidelidade por certo que teve uma certeza: a vitória já não ia fugir à equipa do Benfica.

Invencíveis a nível interno até ao momento, as bicampeãs sabem que a derrota chegará inevitavelmente um dia, mas este domingo não foi esse dia. Esteve perto de acontecer, fruto de uma exibição de muita qualidade do CAB Madeira, que esteve a vencer por 18 pontos de diferença, 14 ao intervalo.

Marta Martins

Desprovido de Carolina Rodrigues, Carolina Cruz e Dragana Zubac, Eugénio Rodrigues foi a jogo com Darien Huff, Marta Martins, Courtney Warley, Joana Alves e Raphaella Monteiro. A capitã Joana Soeiro iniciou a partida no banco de suplentes.

As benfiquistas até marcaram primeiro, mas cedo deixaram fugir a equipa adversária, que no final do 1.º quarto vencia por 11-21.

A formação madeirense não facilitou no segundo parcial e, com um forte domínio junto às tabelas e com Anaya Mcdavid em grande plano (21 pontos marcados na partida e sete ressaltos), o CAB Madeira não só rechaçou as ofensivas benfiquistas como contra-atacou com qualidade. Com um parcial de 0-9, as visitantes colocaram-se a ganhar por 18 pontos de diferença a dois minutos do intervalo.

Catarina Frederico

As duas equipas recolheram às cabinas com o resultado em 31-45, e uma reação fortíssima era necessária por parte do Benfica.

Raphaella Monteiro, com um duplo-duplo, foi quem mais remou contra a maré, marcando 21 pontos e somando 12 ressaltos, mas também Marta Martins foi decisiva ao marcar três triplos consecutivos no último período.

Após vencerem o 3.º quarto por 16-7, levando o jogo com um 47-52 para o último período, as benfiquistas já estavam em modo de assalto à liderança no marcador.

Coesas e aguerridas a defender, mais assertivas e objetivas a atacar, as jogadoras de Eugénio Rodrigues redimiram-se por completo da 1.ª parte mal conseguida e fulminaram o CAB Madeira no derradeiro quarto.

Raphaella Monteiro

Um parcial de 23-11 fechou a contenda em 70-63. Uma partida difícil, com muito mérito adversário, que, contudo, não teve argumentos para contrariar a remontada benfiquista. Triunfo justo de uma equipa que mostrou que não tem limites no que diz respeito à crença e à garra.

Com esta vitória as encarnadas somam e seguem líderes invictas na Liga Portuguesa. Na próxima jornada (18.ª) da 1.ª fase defrontam o Olivais Coimbra, no Pavilhão Engenheiro Augusto Correia, no dia 4 de fevereiro, às 11h00.

Equipa
Benfica-CAB Madeira
70-63
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Darien Huff, Marta Martins, Courtney Warley, Joana Alves e Raphaella Monteiro
Suplentes
Joana Soeiro, Diana Baptista, Catarina Frederico, Maria do Carmo Cruz e Carolina Duarte
Cinco inicial do CAB Madeira
Anaya Mcdavid, Catarina Freitas, Maria Lopes, Paige Cannon e Miriam McKenzie
Suplentes
Rita Oliveira, Andreia Caires, Carlota Pires, Ana Sá e Diana Baptista
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
11-2131-4547-5270-63
Pontuadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (21), Marta Martins (16), Courtney Warley (10), Darien Huff (10), Catarina Frederico (5), Joana Alves (4) e Joana Soeiro (4)

Leave a Reply