Grimaldo é desde há muito um jogador influente na manobra ofensiva do Benfica. Foi-o com Rui Vitória, Bruno Lage, Jorge Jesus, Nélson Veríssimo e com Roger Schmidt no comando manteve-se a tendência. Desde há muito que o técnico alemão tem vincado o lateral-esquerdo espanhol como peça-chave do onze e a primeira volta do campeonato (e não só…) confirma isso mesmo, perante o nível de influência que o valenciano de 27 anos exerceu nas 16 jornadas em que participou – só não somou minutos na receção ao Rio Ave, da 9.ª jornada (suplente não utilizado), realizada entre os dois jogos com o PSG na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Contas feitas, depois de cinco assistências – Arouca (jornada 1), Famalicão (jornada 6), Estoril (jornada 12), Sporting (jornada 17) e Santa Clara (jornada 17) – e de um golo – Desp. Chaves (jornada 11) -, distribuídos por outras tantas rondas da Liga 2022/2023, conclui-se que Grimaldo nunca foi tão influente numa primeira volta da nossa Liga (tendo jogado, pelo menos, mais de metade das jornadas).
Contribuiu com golos/assistências em 37,5 por cento das jornadas em que foi utilizado.
Em termos de produção, Grimaldo tem mantido a consistência das épocas anteriores, em que conseguiu quase sempre totalizar meia-dúzia de ações decisivas, entre golos e assistências, ao cabo da primeira metade do Campeonato, mas desta feita, sob as ordens do técnico alemão, estendeu a sua influência a mais jornadas, no caso seis, para fixar o registo mais influente na Luz – em 2016/2017, na primeira época completa de águia ao peito, logrou início de sonho, deixando marca (2 golos e duas assistências) em quatro das oito primeiras jornadas, mas uma lesão afastou-o praticamente do resto da temporada, só regressando nas últimas jornadas da 2.ª volta.
Com participação ativa em seis dos 43 golos marcados pelas águias nas primeiras 17 jornadas da Liga, Grimaldo assume assim responsabilidades em 14 por cento do total da produção ofensiva dos encarnados nesta Liga. Mas não é só no Campeonato que as ações ofensivas de Grimaldo têm peso.
No cômputo geral dos 81 golos já marcados pela equipa de Roger Schmidt nos 33 jogos oficiais já riscados do calendário em todas as competições, Grimaldo mantém influência idêntica à que apresenta no campeonato, ou seja, com o total de quatro golos e sete assistências somados, também assume responsabilidade em 14 por cento do total de golos já marcados.
Mas há mais dados que indiciam que Grimaldo até pode atingir os melhores números de sempre de águia ao peito até final desta temporada, que muito provavelmente será a última na Luz.