Voleibol do Benfica vence dérbi “na negra” e no Pavilhão João Rocha

Dérbi emotivo foi resolvido na negra. No Pavilhão João Rocha, a equipa de voleibol do Benfica venceu o Sporting, por 2-3, em jogo a contar para a 6.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional. Neste domingo, 22 de janeiro, há duelo dos oitavos de final da Taça de Portugal com a AD Machico.

O líder Benfica deslocou-se a Alvalade, reduto do rival, para dar seguimento à boa fase de triunfos. O 1.º set até começou equilibrado, mas a boa defesa-baixa, com receção eficaz e o contra-ataque do Benfica criaram dificuldades a um Sporting que não foi capaz de parar o maior poderio encarnado. O treinador leonino, João Coelho, ainda parou a partida e reuniu as tropas para alterar os acontecimentos, mas alguns erros não forçados dos da casa na parte final do 1.º set deram a vitória às águias, por 19-25.

2.º set do dérbi foi mais desequilibrado, com o Benfica a abrir com um parcial favorável de 0-4. A partir daqui, mais tranquilos, os da Luz fizeram entrar o side out, atacando bem nas zonas 4 e de oposto. O Sporting, por seu lado, não conseguia colocar o bloco a travar o ataque benfiquista e ainda cometia erros no serviço, que permitiam contra-ataques às águias. Rapidamente, o 2.º set chegou aos 15-24. Aqui, os comandados por Marcel Matz descomprimiram um pouco, o Sporting fez entrar vários serviços, reduziu, mas perdeu o 2.º set, por 18-25.

Dérbi

O Sporting tinha de forçar no 3.º set para manter a partida viva e entrou melhor, fruto de um ataque na pipe mortífero. O Benfica, experiente, rapidamente reentrou no set, nomeadamente através de um serviço mais agressivo, que dificultava a receção e consequente contra-resposta leonina. A meio do 3.º set, uma decisão polémica da equipa de arbitragem e a amostragem de alguns cartões a jogadores do Benfica coloram o resultado em 17-12. O set parecia resolvido, mas os encarnados, com vários ataques com pequenas diagonais, ultrapassaram o bloco verde e branco, aproximaram-se, mas acabaram derrotados, por 25-22.

Motivados pelo triunfo no set anterior, os leões entraram mais fortes no 4.º set, tomaram o comando do resultado, distanciaram-se até aos 10-5, o que obrigou Marcel Matz a parar o jogo. O desconto de tempo teve efeito positivo na equipa, com uma clara aproximação no marcador. Ainda assim, o Sporting continuava a carregar no ataque, a receção encarnada não era tão eficaz, os contra-ataques não saíam e os da casa mantinham-se na liderança. Set disputado, bola cá, bola lá, mas, na parte final, com um serviço mais agressivo, o Sporting fechou o 4.º set em 25-20, levando o dérbi para a negra.

Dérbi

No 5.º set, o Benfica puxou dos galões, assumiu a maior qualidade na quadra e colocou-se logo na frente do resultado. O técnico do Sporting ainda parou o encontro, mas as águias estavam compactas e já não deixariam fugir o 5.º set, que terminou em 10-15 para os da Luz. Assim, o Benfica venceu o dérbi, por 2-3.

O Benfica segue líder da classificação, com 24 pontos, e no domingo, 22 de janeiro, viaja até à Madeira para disputar, ante a AD Machico, os oitavos de final da Taça de Portugal.

Dérbi

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): “Grande equilíbrio, tal como se deve esperar num confronto entre o Benfica e o Sporting. Esperávamos dificuldades, jogámos bem em dois sets, o Sporting melhorou, causou-nos dificuldades, mérito do Sporting, mas a equipa entrou melhor no 5.º set. Boa vitória, seguimos na liderança e temos o objetivo de terminar esta fase em 1.º lugar para podermos jogar o play-off em casa.”

Tiago Violas (distribuidor do Benfica): “O Benfica entrou muito forte, conseguimos contrariar a grande exibição do Sporting, que não desistiu, lutou até ao fim e empatou o jogo a dois sets. No 5.º set estivemos melhores a todos os níveis e conseguimos vencer com grande categoria.”

Sporting-Benfica
2-3
Pavilhão João Rocha
Formação inicial do Benfica
Rapha, Peter Wohlfi, Tiago Violas, Japa, Aaro Nikula, Thales Falcão e Ivo Casas (L)
Suplentes
André Lopes, Bernardo Westermann, Hugo Gaspar, Pablo Natan, Lucas França, Arthur Puron e Bernardo Silva (L)
Formação inicial do Sporting
Thiago Gelinski, Tiago Barth, Josué Rios, Gabriel Bertonlini, Pedro Cardoso, Gallego e Gil Meireles (L)
Suplentes
José Masso, Svans, José Jardim, Kelton Tavares, Brian Melgarejo e João Simões (L)
1.º set2.º set3.º set4.º set5.º set
19-2518-2525-2225-2010-15

Leave a Reply