O jornalista Diogo Dantas, do jornal O Globo, escreveu um artigo de opinião sobre Hugo Souza, guarda-redes do Flamengo que é o alvo das águias para a baliza se Helton Leite sair neste mercado de inverno.
Pode ler aqui o artigo na íntegra:
Tem muito potencial
Hugo Souza, desde que foi convocado pelo Tite [em agosto de 2018, na primeira lista após o Mundial da Rússia] para período de treinos com a canarinha, na entrada do ciclo para a Copa do Catar, foi apontado como um dos grandes talentos da posição no Brasil.
Conforme foi tendo as oportunidades no Flamengo, e a partir do célebre jogo com o Palmeiras [Flamengo teve de apresentar equipa com juniores em setembro de 2020 por ter muitos casos de Covid-19 e estreou Hugo ], o Fla teve de manter a equipa júnior e ele destacou-se, consolidou-se e até barrou o veterano Diego Alves.
Mas foi colocado à prova em partidas importantes e decisivas e revelou-se um jogador que ainda não estava maduro. O Flamengo necessitava de goleiro de confiança e recorreu ao Santos (Ath. Paranaense) com o final da carreira do Diego Alves.
Hugo atravessou momentos distintos no Flamengo. Teve ascensão relâmpago mas a partir do tal jogo com o Palmeiras também acabou por se deslumbrar um pouco fora de campo, teve comportamento pouco disciplinado, problemas no relacionamento familiar, viveu período conturbado e tudo isso influenciou o rendimento.
Sem render o que se esperava dentro de campo, a torcida do Flamengo começou a vaiá-lo nalgumas partidas. Com a chegada do Dorival Júnior na época passada, deixou de jogar porque o Flamengo contratou o Santos. Paulo Sousa ainda tentou utilizar o Hugo no começo do ano passado, mas ele não correspondia ao que o Flamengo esperava do crescimento dele.
Tecnicamente é muito bom, velocidade de reação é excelente, e chegou a ter propostas do futebol japonês, também de Portugal, do Marítimo. Agora surgiu o Benfica, que na perspetiva da gestão da carreira dele parece boa solução, porque no Flamengo, que agora tem dois goleiros experientes [Santos e Rossi], já não teria mais oportunidades, por isso parece interessante, porque ele tem muito potencial.
No Flamengo a cobrança é muito grande, os jovens que não dão certo rápido, que não pegam logo a primeira onda, ficam para trás. Mas conheço vários preparadores que trabalharam com ele e tecnicamente, como já disse, é excelente. Com uma boa equipa técnica, com treinador que entenda o lado emocional, porque não é jogador para ser cobrado de mais, pode dar certo.
Além do mais, o Flamengo tinha outra preocupação com ele em relação à parte física, porque sendo muito alto tinha dificuldades em manter o peso ideal. Não deu no Flamengo, mas poderia dar noutra equipa no Brasil. Mas o interesse é que ele voe para a Europa para ganhar outra experiência.
Diogo Dantas, Jornal O Globo