O Benfica desloca-se a Ponta Delgada, nos Açores, no sábado, para encerrar a primeira volta do campeonato frente ao Santa Clara e a ausência de Otamendi será uma das principais notas em destaque.
O capitão viu, no dérbi, o quinto cartão amarelo, situação que o obriga a cumprir castigo de um jogo, abrindo vaga no centro da defesa. Roger Schmidt não deverá prescindir de António Silva pelo que a solução poderá passar pelo regresso de Morato à titularidade na Liga, o que não acontece desde 30 de agosto.
O brasileiro de 21 anos, esquerdino, começou a época como titular, mas esteve muito tempo lesionado e quando voltou encontrou a dupla Silva/Otamendi em grande rendimento.
Lucas Veríssimo poderá ser outra alternativa agora que também ele recuperou de lesão complicada e prolongada. Foi titular na partida com o Varzim, para a Taça de Portugal e esteve em bom plano. Mas para Veríssimo jogar, Schmidt teria de fazer alteração colocando António Silva à esquerda do eixo central (algo que não lhe é estranho) para o brasileiro jogar à direita. Opção, ainda assim, menos provável.
Por último, o mister pode recuperar a dupla de centrais que alinhou frente ao Varzim para a Taça de Portugal. Sem necessidade de adaptações, Nélson Veríssimo e Morato já mostraram que funcionam bem juntos, e essa hipótese não é de descartar.