
Roger Schmidt anunciou «consequências» para a indisciplina de Enzo Fernández, que viajou no fim do ano para a Argentina sem autorização e faltou aos dois primeiros treinos da semana, mas não esclareceu se conta com o médio para o jogo deste final de tarde com o Portimonense.
Enzo não deverá jogar. E também é provável que David Neres ainda não regresse, apesar de se treinar integrado. O extremo brasileiro, porém, não estará ainda nas melhores condições físicas (saiu com queixas na coxa esquerda no particular com o Sevilha, a 11 de dezembro) e Roger Schmidt anunciou que apenas hoje decidiria se o convocava.
Estas duas situações, para lá da ausência forçada de Rafa, por castigo (completou em Braga série de cinco cartões amarelos e cumpre um jogo de suspensão), abrem a porta da equipa titular a Julian Draxler.
Emprestado pelo PSG ao Benfica, o extremo alemão de 29 anos, de quem Roger Schmidt espera que se torne «um jogador muito importante na segunda metade da época», tem agora condições para mostrar que é, nas palavras do treinador, «um grande, grande jogador». Draxler, em Braga, entrou a 19 minutos do fim e foi titular, pela última vez, com o Moreirense, na Taça da Liga, a 17 de dezembro. No último jogo na Luz, receção ao Penafiel, da mesma prova, também entrou de início. Esta época o internacional alemão soma 13 presenças no Benfica, mas foi titular apenas cinco vezes, das quais duas no campeonato – marcou dois golos, um ao Marítimo, na Luz, no campeonato, outro ao E. Amadora, em Leiria, na Taça da Liga.
Chiquinho também deverá a voltar a ser aposta no onze, para desempenhar as funções de Rafa no apoio a Gonçalo Ramos. Embora o avançado Musa, que jogou a segunda parte em Braga, também alimente esperança de defrontar os algarvios.