Roger Schmidt quer Benfica a voltar às boas exibições, e criticou Chelsea sobre situação de Enzo Fernández

Roger Schmidt fez nesta quinta-feira, 5 de janeiro, em conferência de Imprensa, a antevisão do Benfica-Portimonense, relativo à 15.ª jornada da Liga Bwin, que acontece nesta sexta-feira, às 19h00, no Estádio da Luz. O técnico antecipa dificuldades perante os algarvios e quer que os encarnados tenham um “desempenho excelente” neste regresso à Catedral. O treinador abordou ainda a situação de Enzo, assegurando que o jogador não está à venda e que o ocorrido vai ter consequências.

Sem tabus, Roger Schmidt esclareceu os jornalistas sobre a posição do Clube relativamente ao médio argentino. Referindo como inaceitáveis as atitudes recentes de Enzo, o treinador ressalvou que no Benfica todos gostam do argentino (qualidades humanas e desportivas) e que este só sairá se pagarem a cláusula de rescisão.

Quanto à partida com o 7.º classificado da Liga portuguesa, o treinador não espera facilidades perante um adversário que “joga muito com o físico e com intensidade”, mas quer “agradar” aos Benfiquistas que vão comparecer no Estádio da Luz e regressar aos triunfos. Relativamente a um possível retorno de Neres, Roger Schmidt revelou que o brasileiro “está no bom caminho“, mas não desvendou se este vai ser ou não opção para a partida da 15.ª jornada.

Que análise faz à equipa do Portimonense? Como está o Benfica após o resultado da última jornada?

Vai ser um jogo difícil. O Portimonense é uma boa equipa, muito difícil, física e intensa. Jogam com muitos jogadores atrás da linha da bola, não é fácil criar oportunidades com eles e precisamos de um desempenho excelente. Todos ficámos desiludidos com o resultado em Braga, porque não jogámos ao nível a que costumamos jogar. Se continuarmos a jogar assim, vamos ter dificuldades com todas as equipas da Liga. Temos de voltar ao nosso registo inicial. Temos de estar bem a nível tático para que a prestação individual melhore. Já analisámos tudo, os jogadores tiveram uma boa reação no treino, treinámos bem e estamos desejosos de jogar de novo em casa, diante dos nossos adeptos, porque já não o fazemos há algum tempo. Queremos fazer um bom jogo diante do nosso público e lutar pelos três pontos.

Roger Schmidt

“O Enzo é muito bom rapaz e um jogador fantástico. Gosto muito dele, todos nós gostamos e claro que queremos que ele fique no Benfica”

Enzo vai jogar com o Portimonense, ou está castigado por viajar sem autorização para a Argentina e ter falhado dois treinos da equipa?

Antes de mais, o Enzo é muito bom rapaz e um jogador fantástico. Gosto muito dele, todos nós gostamos e claro que queremos que ele fique no Benfica. A situação dele não é fácil. Jogou o Campeonato do Mundo, sagrou-se campeão do mundo e recebeu ofertas. Está muito dinheiro em cima da mesa e, nesta situação, enquanto jogador jovem, quando pensas nisso, ficas um pouco confuso. Acho que é algo que as pessoas podem compreender. Não obstante, o Enzo é um ótimo rapaz. Não esteve bem na semana passada. Foi à Argentina sem autorização, falhou o treino e isso não é aceitável. Isto vai ter consequências, mas não as vou anunciar agora. O segundo ponto deste tópico é o de que não o queremos vender. Ninguém neste Clube o quer vender. Não quero eu, nem o Presidente, ninguém. Sabemos que tem uma cláusula no contrato e é claro que, se o jogador quiser sair e chegar alguém que pague a cláusula, não há muito que possamos fazer e talvez o possamos perder. O terceiro ponto é que existe um clube que quer o nosso jogador. Eles sabem que não o queremos vender. Tentaram aliciar o jogador, sabendo que só o podem ter quando pagarem a cláusula. A situação é muito clara, esse clube está a faltar ao respeito a todos nós, ao Benfica e é inaceitável. Mexer com a cabeça de um jogador, fingirem que podem pagar a cláusula e depois quererem negociar… Não é, no meu entendimento, uma boa forma de um clube se relacionar com outro. É o que posso dizer sobre este tema.

Neres já está apto para defrontar o Portimonense?

Neres está no bom caminho, evoluiu muito nesta semana, já treina com a equipa, mas fá-lo há pouco tempo. Amanhã [sexta-feira], tomaremos a decisão para ver se ele já pode estar no onze inicial, mas muito em breve estará com a equipa.

Roger Schmidt

“É minha tarefa e da equipa recordarmo-nos do que fizemos, jogar, voltarmos a desenvolver-nos para chegar ao nível mais elevado”

O que faltou ao Benfica no jogo que perdeu frente ao SC Braga na jornada anterior?

Faltou muito, infelizmente. Estivemos a jogar durante muito tempo a um ritmo muito elevado, com um futebol muito tático e os jogadores estavam todos muito concentrados no que tinham de fazer em campo. Temos ideias claras de como queremos comportar-nos quando temos a bola e também quando não a temos, nos momentos de transição, quando ganhamos e perdemos bolas… Temos sempre uma ideia clara do que queremos fazer, mas é muito importante que todos os jogadores tenham essa ideia interiorizada. Se houver vários jogadores que não estejam completamente concentrados no jogo, acabamos por jogar um futebol menos tático, abrimos espaços, chegamos atrasados e deixamos de ter o controlo do jogo, não conseguimos dominá-lo. Contra o SC Braga, tivemos os jogadores de volta, o onze deste jogo foi o que utilizámos frente à Juventus [no Estádio da Luz], as diferenças têm a ver com o comportamento tático. É óbvio que este não é o nível a que queremos jogar. Estávamos com uma boa dinâmica, mas a dinâmica é uma coisa que não se liga e desliga, temos de trabalhar para obtê-la. Alguns jogadores estiveram fora algumas semanas e isso nota-se no campo. É minha tarefa e da equipa recordarmo-nos do que fizemos, jogar, voltarmos a desenvolver-nos para chegar ao nível mais elevado. Amanhã [sexta-feira], faremos certamente melhor do que na semana passada e teremos oportunidade de vencer.

Enzo e Otamendi regressaram do Mundial, foram titulares e o Benfica perdeu em Braga. Considera que a equipa depende de alguns jogadores?

Todas as equipas dependem de alguns jogadores. Isso faz parte do futebol, porque a qualidade é decisiva. Temos de juntar todas as qualidades para termos uma boa equipa, com um desempenho de topo. Os jogadores que jogaram na primeira metade da temporada grande parte do tempo foi porque são bons e estão habituados a jogar juntos. A minha escolha depende do que é melhor para o Benfica e qual é a melhor abordagem para vencer o jogo. Não se pode fazer isto de forma aleatória e ganhar sempre. Os jogadores estavam bem e mereceram jogar. Agora temos de os fazer regressar à melhor forma física. Os não habituais titulares também têm a oportunidade de dizer presente. Por exemplo, o Rafa está suspenso devido ao 5.º cartão amarelo e vamos ter de encontrar uma solução. É um jogador importante, mas isto já aconteceu noutros jogos e ganhámos.

Leave a Reply