Enzo Fernández já está no Seixal, e Rui Costa vai agora decidir caso que deixa adeptos furiosos

Enzo Fernández viajou sem autorização do Benfica para a Argentina para passar a noite de final de ano e faltou aos dois treinos que o plantel de Schmidt fez ontem no Seixal, desrespeitando o regulamento interno do clube.

O Benfica, independentemente de todo o barulho à volta do médio internacional argentino e da dimensão da transferência do jogador, que está iminente, pretende tratar deste episódio de indisciplina de forma intransigente, como trataria se o caso acontecesse com qualquer outro jogador. E já fez chegar a Enzo Fernández a ordem para se apresentar no treino marcado para a manhã de hoje.

A imprensa argentina avançava que pessoas próximas do jogador garantiam que Enzo viajou até Buenos Aires autorizado por Rui Costa, presidente das águias, o que não corresponde à verdade. Do que restam poucas ou nenhuma dúvida, e para o Benfica isso também ficou ontem bem claro, é que Enzo decidiu que quer sair do clube em janeiro e que está a forçar esse desfecho.

Rui Costa falou pessoalmente com Enzo Fernández quando ele regressou das férias após a conquista do Mundial do Catar com a seleção da Argentina, procurou sensibilizá-lo para que termine a temporada na equipa do Benfica, mas estes últimos acontecimentos são a prova de que não há margem de manobra e de que o desejo de Rui Costa pode estar condenado ao fracasso. Enzo está mesmo a esticar a corda para sair já este mês e o mais rapidamente possível. O médio viajou sem autorização, partilhou fotos com a família na noite da passagem de ano e, ontem, também o seu representante, Uriel Pérez, publicou nas redes sociais várias fotografias com o jogador e famílias em Buenos Aires, no que foi entendido, na Luz, como mais uma provocação e pressão para a transferência.

O Chelsea é o único emblema que até agora avançou de forma afirmativa para contratação do jogador e que se mostrou disposto a bater a cláusula de rescisão do jogador, que é de 120 milhões de euros. Na Argentina, garantem que os ingleses já chegaram a acordo com  Enzo há cerca de uma semana e que lhe oferecem um contrato que apresentará valores a rondar os oito milhões líquidos por mês.Valores muito altos e que naturalmente mexem com o jogador.

O Chelsea continua, agora, em fase de negociação com o Benfica, mas ainda não apresentou proposta oficial ao clube encarnado. O Benfica não abdica de receber já os 120 milhões de euros (como prometeu fazer Rui Costa, que publicamente disse aos sócios e adeptos encarnados que só deixaria sair jogadores importantes  agora em janeiro se alguém pagasse as cláusulas de rescisão fixadas) e o Chelsea tentará parcelar o pagamento, estando mesmo disposto a pagar mais do que a cláusula para viabilizar uma operação financeira a médio/longo prazo. E conta, agora, com a pressão que o jogador exerce para a saída.

Nesta altura, o Benfica já está de consciente de que a solução deverá passar pela transferência, desde que o Chelsea pague o valor. O negócio está longe de fechado, mas as partes aceleram o processo, que, pelo peso desportivo do jogador e  peso financeiro do seu passe, requer resolução rápida. Para o Benfica a situação, neste momento, é clara: se chegar a proposta de €120 milhões, a pagar de uma vez, Enzo sai já em janeiro.

Independentemente do que vier a suceder,  a estrutura do futebol dos encarnados procura encarar o caso de indisciplina do jogador com a normalidade possível. Não se sabe ainda se a SAD irá multar o médio (muito provavelmente isso acontecerá), mas também no balneário haverá consequências.

Desde logo parece incontornável que suceda uma conversa entre Schmidt e o jogador de 21 anos, que, recorde-se, tem contrato com o Benfica até 2027. Trata-se de um caso de indisciplina e há também um grupo ao qual é preciso dar o exemplo. Depois, é fundamental perceber se Enzo tem condições, sobretudo físicas (agora com mais as viagens de ida e regresso da Argentina em cima das pernas), para ir a jogo na próxima sexta-feira, em casa, frente ao Portimonense. E perceber, igualmente, se Schmidt entende que do ponto de vista emocional a melhor opção é colocá-lo em campo ou poupar o argentino ao tribunal da Luz, descontente, como se percebeu ontem. Depois da fraca exibição em Braga, onde o Benfica perdeu 0-3, talvez não volte o Enzo de que todos se lembram.

Entretanto, o médio Enzo Fernández, que faltou aos dois treinos de ontem do Benfica, já está no centro de estágio do Seixal.

Recorde-se que o Benfica tinha feito um ultimato ao jogador para se apresentar até esta manhã, o que acabou por acontecer, mas não deixa de estar sob alçada disciplinar depois de ter viajado para a Argentina sem autorização do clube, para passar o ano, e de ter faltado às duas sessões de trabalho desta segunda-feira.

O jogador, que está a forçar a saída para o Chelsea, vai agora conversar com Rui Costa e também com o treinador Roger Schmidt mas sabe que o jogador só o liberta mediante o pagamento da cláusula de rescisão: 120 milhões de euros).

A lua de mel entre os adeptos benfiquistas e Enzo Fernández terminou quando a hipótese de o jogador sair em janeiro se tornou verdadeiramente real, mas o episódio da passagem de ano pode ter manchado seriamente a relação entre o jogador e aqueles que o veneravam antes, durante e depois do Campeonato do Mundo do Catar.

Enzo decidiu voltar à Argentina sem o consentimento do Benfica e as imagens da sua passagem de ano eram discretas, sendo partilhadas fotografias com a mulher, Valentina Cervantes, e a filha, Olivia. Até ontem, quando caíram com estrondo nas redes sociais imagens publicadas por Uriel Pérez, agente do jogador. Não eram fotografias de excessos, mas imagens que confirmavam – para aqueles que ainda teimavam em não aceitar as informações já avançadas pelo nosso jornal, e não só – que o médio viajara mesmo para o seu país. A mulher, Valentina Cervantes, assim como outros familiares diretos, estão também nas imagens reveladas, onde se percebe a descontração de Enzo.

Isto criou uma onda de revolta, dado que é entendido que o Benfica está a ser desrespeitado e desafiado. «Falta de respeito» e «ingratidão» é o mais diplomático que se encontra entre os comentários que puderam ler-se ontem nas contas pessoais do jogador e de Uriel Pérez. E este, refira-se, bloqueou comentários na publicação das imagens do réveillon, mas imagens anteriores foram brindadas com palavras pouco amigáveis de adeptos benfiquistas furiosos.

Leave a Reply