Roger Schmidt prepara reacção forte à derrota em Braga já frente ao Portimonense

O Benfica sofreu em Braga a sua primeira derrota oficial da temporada (0-3) e, logo depois do final dessa partida do Campeonato, Roger Schmidt deixou clara a sua ideia. «Este jogo já passou, agora importante será a nossa reacção», disse o treinador alemão das águias, em sintonia com declarações de Alexander Bah, lateral-direito dinamarquês do Benfica que, igualmente depois do final do jogo com os bracarenses, recordou que a equipa continua em primeiro lugar na competição, mas que ele e companheiros vão ter de demonstrar que «homens são».

O primeiro treino de 2023 está marcado para hoje e o próximo jogo será já na próxima sexta-feira, em casa, com o Portimonense, de novo a contar para  a Liga. E o objectivo é dar uma resposta forte depois da derrota pesada sofrida em Braga.

Olhando para vários parâmetros estatísticos do jogo com o SC Braga, há indicadores que ajudam a explicar o murro no estômago do Benfica. Schmidt disse que sentiu a equipa «desligada», a «perder muitos duelos» e «lenta» no último terço do campo do adversário. Efectivamente, as águias foram menos agressivas, o que valeu aos bracarenses 55 intercepções durante o desafio, contra as 36 que o Benfica conseguiu. E o Benfica também saiu da partida com menos duelos ofensivos ganhos do que o adversário: 68 contra 71. As águias recuperaram menos bolas (81 contra 88) que os minhotos, remataram menos e pior (10 remates, três enquadrados, contra os 16 do SC Braga, seis enquadrados), fizeram menos assistências para remates (oito, por oposição aos 11 do lado contrário) e toda esta menor capacidade ofensiva, aliada à permeabilidade defensiva, resultou, então, na derrota por 0-3. O Benfica não perdia um jogo desde 7 de maio de 2022, no 0-1 em casa com o FC Porto, na Liga. E sofrer três golos só da Juventus; e venceria 4-3.

Leave a Reply