
O saltador Pedro Pablo Pichardo (triplo salto) foi eleito o Atleta do Ano (masculino) distinguido no corrente ano de 2022 pelo Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID) – Associação dos Jornalistas de Desporto, anunciou esta sexta-feira, penúltimo dia do ano civil, a instituição.
A votação decorreu ao longo de uma semana e envolveu um júri alargado, composto por jornalistas filiados na associação, os órgãos sociais do clube, mas também «dirigentes e ex-atletas», explica o CNID, em comunicado enviado neste dia às redações.
No setor masculino a votação foi mais renhida entre dois atletas do Benfica, com Pedro Pablo Pichardo – que já vencera a distinção do CNID em 2021 – a levar a melhor sobre o nadador conimbricense Diogo Matos Ribeiro: o saltador suplantou o prodígio das piscinas por quatro votos.
Recorde-se que Pedro Pablo Pichardo, de 29 anos, nascido em Santiago de Cuba (Cuba), a 30 de junho de 1993, se sagrou no corrente ano de 2022 campeão europeu e mundial (aqui em pista coberta).
A judoca Bárbara Timo foi a terceira mais votada para Atleta do Ano entre as senhoras e o canoísta Fernando Pimenta levou o ‘bronze’ entre os homens.