Roger Schmidt assume um Benfica preparado para o regresso à competição… e ao mercado

Roger Schmidt fez a antevisão do SC Braga-Benfica da 14.ª jornada da Liga Bwin, partida agendada para as 21h15 de sexta-feira, 30 de dezembro, no Estádio Municipal de Braga. No Benfica Campus, o treinador das águias mostrou-se confiante num regresso à competição em bom nível, após o Mundial do Catar, apontando o desafio no Minho como “bom jogo para recomeçar”, isto na procura de “reconstruir a mesma dinâmica” coletiva que tem sido apresentada em 2022/23.

Confiante no processo de jogo dos encarnados, o técnico Roger Schmidt destacou a necessidade de a equipa se apresentar “equilibrada” no confronto com o Braga, formação que vê como “muito forte no ataque e muito completa”.

Ainda assim, o treinador relembrou que a “qualidade” da equipa que orienta pode “influenciar de forma positiva o jogo”, levando a que a história do desafio seja escrita com uma vitória. Para o desenrolar dos acontecimentos, como deu conta, não poderá contar com Neres, devido a questões físicas, isto numa conferência de Imprensa onde a reabertura do mercado de transferências em janeiro e as movimentações no decurso do mesmo foram temas abordados.

Roger Schmidt

Como perspetiva o jogo com o Braga? Tem todo o grupo disponível?

Estamos contentes por voltar a jogar, numa boa dinâmica. O Braga está a fazer uma boa temporada na Liga portuguesa e não só. É um bom jogo para recomeçar. Estamos prontos, temos trabalhado bem. Tirando o Neres, temos todos os jogadores disponíveis. Sabemos que jogámos muito bem antes da pausa, estávamos num bom momento e agora, após cinco semanas, estamos numa situação nova. Temos de reconstruir a mesma concentração, a mesma dinâmica, e temos de o fazer desde o primeiro minuto em Braga. Estamos prontos para isso.

Quais são as melhores qualidades do Braga?

É uma equipa muito forte no ataque, muito completa. Tem um eixo muito bom, sabem como querem jogar, são muito perigosos no ataque. Têm dois pontas de lança muito ativos. Temos de ter cuidado, defender muito bem e de nos recordar de que também sabemos jogar futebol de ataque, mas é necessário defender também muito bem. É preciso termos um jogo equilibrado. Tínhamos o jogo bem equilibrado antes e temos de nos recordar de que toda a equipa tem responsabilidade na defesa. Amanhã [sexta-feira] vamos começar com as bases. Temos de estar todos interligados, os jogadores têm de estar concentrados, temos de jogar bem e defender bem contra equipas com um ataque forte. Depois temos também a nossa qualidade, e temos de demonstrar que podemos influenciar o jogo de forma positiva, criar oportunidades, marcar golos e espero que possamos aproveitar a história do encontro para vencer.

Roger Schmidt

“Temos de reconstruir a mesma concentração, a mesma dinâmica, e temos de o fazer desde o primeiro minuto em Braga. Estamos prontos para isso”

Roger Schmidt

Enzo está “nas nuvens” com o título de campeão do mundo, conquistado no Catar. Como o pode trazer “à terra” para o jogo com o Braga?

Para estes jogadores, após ganharem uma competição destas, especialmente quando acontece a meio da temporada, é um grande desafio estarem prontos novamente para as competições que o clube disputa. Honestamente, o Enzo e o Nico [Otamendi], que estiveram no Mundial até ao fim, nos últimos cinco, seis meses, mostraram sempre uma grande atitude, sempre concentrados, a jogar a um nível de topo. Mantiveram sempre a intensidade em todos os jogos, numa rotina de jogos a cada três dias. Eles estão na melhor situação, porque eles têm ritmo. São os únicos jogadores da nossa equipa com ritmo. Espero que amanhã [sexta-feira] desfrutem de voltar a jogar com a camisola do Benfica.

Roger Schmidt

“Temos a nossa qualidade, e amanhã [sexta-feira] temos de demonstrar que podemos influenciar o jogo de forma positiva, criar oportunidades, marcar golos e espero que possamos aproveitar a história do jogo para vencer”

Otamendi e Enzo vão jogar frente ao Braga? Está preparado para perder Enzo em janeiro?

Não vou anunciar hoje a equipa inicial. O que posso dizer é que vieram da Argentina numa condição física muito boa, treinaram com a equipa e estão muito motivados. Todos estamos orgulhosos deles, da forma como jogaram no Campeonato do Mundo e por vencerem. Foi uma fantástica performance da equipa, mas também deles. Sempre que os jogadores do Benfica jogam a nível internacional pelas seleções nacionais é bom sinal para nós. Estão de novo completamente focados no Benfica. Quanto à segunda questão, até 31 de dezembro estamos seguros. Ninguém pode comprar jogadores nossos. Estou focado no jogo com o Braga, tudo o resto pode ou não acontecer quando a janela de transferências estiver aberta. É sempre a mesma coisa no futebol, especialmente quando temos jogadores de grande talento a jogar a um nível elevado. Há sempre o risco de, às vezes, perdermos jogadores, é normal. Temos sempre de estar preparados para tudo, mas o foco, agora, está totalmente no Braga.

Roger Schmidt

“É sempre a mesma coisa no futebol, especialmente quando temos jogadores de grande talento a jogar a um nível elevado. Há sempre o risco de perdemos jogadores, é normal. Temos de estar preparados para tudo”

Já falou com Enzo? Pediu-lhe para ficar no Benfica?

Não posso falar dessas conversas, pois quando falo com os jogadores isso fica entre nós, guardo-as para mim. O que posso dizer é o que já disse: todos sabemos como é o futebol é, estes jogadores jovens às vezes têm oportunidades. Não é só com o Enzo, faz parte do negócio do futebol. Se têm essas oportunidades, então têm de tomar decisões. Posso dar-lhes conselhos ou recomendações, mas respeito sempre as decisões dos jogadores, porque eles têm apenas uma carreira. Posso tentar convencer ou influenciar as suas decisões, mas respeito-as sempre.

Grimaldo e Otamendi vão entrar nos últimos seis meses de contrato com o Benfica. Tem esperança que renovem?

Espero que sim, que renovem e que continuem a ser nossos jogadores. São jogadores-chave para nós, têm feito uma grande temporada, a um nível muito alto, não só em termos futebolísticos, mas também na atitude. São dois exemplos para os jogadores mais novos. Claro que queremos manter estes jogadores e o Clube está a tratar disso.

Leave a Reply