Benfica perde clássico electrizante na Luz por apenas um ponto mas mantém liderança

Num clássico electrizante, disputado nesta sexta-feira, 23 de dezembro, no Pavilhão Fidelidade, o Benfica foi derrotado pelo FC Porto (86-87), em jogo da 14.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

Foi um grande jogo na Luz! Emoção e alternância no marcador, num Pavilhão repleto de entusiastas Benfiquistas, que não pararam de apoiar os campeões nacionais.

No 1.º quarto, o Benfica mostrou-se mais dominador na luta das tabelas, enquanto o FC Porto recorreu com sucesso aos triplos, convertendo cinco em nove tentativas de lançamento exterior.

Benfica-FC Porto

Nos encarnados, Aaron Broussard dava o mote e galvanizava a equipa, que chegou ao final dos 10 primeiros minutos com vantagem de dois pontos (25-23).

Um parcial de 6-0 para o Benfica, a abrir o 2.º quarto, permitiu cavar um fosse de oito pontos para os azuis e brancos. Houve time out por parte dos visitantes e o FC Porto passou a defender melhor, com tradução na aproximação no marcador, perante o desacerto ofensivo das águias.

Ao intervalo, tudo empatado no Pavilhão Fidelidade: 47-47.

Benfica-FC Porto

No terceiro embate da temporada entre os dois emblemas, a entrada para a segunda parte parecia ser fatal para a equipa treinada por Norberto Alves. Um parcial de 0-9 fez com que os visitantes disparassem no marcador.

O Benfica esteve a perder por 11 pontos (51-62), a cerca de quatro minutos do final do parcial, mas um triplo de Makram Ben Romdhane animou as hostes (57-64) e os encarnados acabariam por partir para o derradeiro quarto a cinco pontos do FC Porto.

Benfica-FC Porto

Com o Presidente Rui Costa no Pavilhão, o jogo estava em aberto e a entrada dos encarnados em quadra fez sonhar, com três triplos consecutivos de Ivan Almeida, que atenuou a desvantagem. Finalmente, o tiro exterior encarnado aparecia e José Silva carimbou a reviravolta (71-69) com mais três pontos.

Os encarnados chegaram a liderar por três pontos, graças a mais um triplo de Ivan Almeida, que esteve sensacional no último quarto. Com os adeptos empolgados, o Benfica parecia no bom caminho para mais uma vitória.

Algumas falhas de concentração na defesa possibilitaram a passagem dos azuis e brancos para a dianteira (76-80). Faltavam 3m30s para jogar e mesmo com Terrell Carter e Ivan Almeida com quatro faltas, o Benfica entrou no minuto final na frente (86-84). 

Benfica-FC Porto

O FC Porto falhou um triplo a 14 segundos do final, mas ganhou o ressalto ofensivo e Michael Finke sentenciou o jogo com três pontos. Na última posse de bola, o Benfica não conseguiu acertar no cesto e perdeu pela segunda vez na competição (86-87). 

Com 27 pontos (cinco triplos), seis ressaltos e seis assistências, Ivan Almeida foi o MVP da partida.

Apesar do deslize em casa, os campeões nacionais, que tinham vencido os dois anteriores clássicos da temporada, lideram a Liga Betclic com 26 pontos, mais um que FC Porto (tem um jogo em atraso) e Sporting. 

O próximo encontro dos encarnados está agendado para quarta-feira, 28 de dezembro, às 16h30. O adversário da 15.ª ronda da fase regular do Campeonato Nacional é o CAB Madeira e a partida será realizada no Funchal.

Benfica-FC Porto

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): “Começámos muito bem o jogo, mas tivemos um reinício na segunda parte com dificuldades. Aí, procurámos alternar algumas coisas em termos defensivos e conseguimos voltar para o jogo e passar para a frente, e na parte final foram detalhes. Eles marcaram um lançamento triplo e nós falhámos. Os jogadores fizeram um esforço muito grande, mas os jogos equilibrados são assim. O Benfica podia ter ganho, ganhou a equipa que nos momentos finais marcou.”

Benfica-FC Porto
Benfica-FC Porto
86-87
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Toney Douglas, Aaron Broussard, Ivan Almeida, Betinho Gomes e Terrell Carter
Suplentes
José Silva, José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor 
Cinco inicial do FC Porto
Teyvon Myers, Francisco Amarante, Max Landis, Brian Conklin e Michael Finke
Suplentes
Miguel Cardoso, Vladyslav Voytso, Keven Gomes, João Guerreiro, Miguel Queiroz e Charlon Kloof
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
25-2347-4759-6486-87
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (21), Betinho Gomes (2), Toney Douglas (4), Terrell Carter (8), Ivan Almeida (27), José Silva (3), José Barbosa (3), Makram Ben Romdhane (15) e James Ellisor (3) 

Leave a Reply