À terceira não foi de vez e Benfica queda-se pelo segundo lugar no Torneio Europeu de futsal feminino

O Benfica defrontou nesta quinta-feira, 22 de dezembro, o Città di Falconara na final do Torneio Europeu de futsal feminino e saiu derrotado, por 3-2.

Palácio Desportivo Gianfranco Baldiali lotado para assistir ao jogo decisivo do Torneio Europeu. Maioria dos adeptos do lado do conjunto transalpino, mas os Benfiquistas presentes também se fizeram ouvir.

Na quadra, o Città di Falconara entrou a exercer grande pressão na saída para o ataque, com as águias a sentiram dificuldades em jogar apoiado. Ligar com a pivô era fundamental para ultrapassar a primeira zona de pressão italiana. Aos 3′, Sara Ferreira recuperou o esférico em zona adiantada, rematou para defesa de Dibiase e, na recarga, Janice atirou a contar. 0-1 no jogo.

A perderem, as da casa carregaram mais sobre o Benfica, usando o jogo de Dal’maz para fazer subir as linhas de frente para o jogo. As oportunidades iam-se sucedendo para o Città di Falconara, com vários remates que passavam perto da baliza, ou que eram negados por Ana Catarina, guarda-redes que numa das defesas feitas lesionou-se no joelho esquerdo. Ainda tentou continuar em jogo, mas acabaria por sair definitivamente na segunda parte para entrar Marta Costa.

Benfica-Gondomar

Já debilitada fisicamente, aos 13′, Ana Catarina teve uma má abordagem a um remate de Dal’maz, após saída rápida para o ataque do Città di Falconara, e era o 1-1. Daqui até ao descanso, a partida esteve frenética, com mais três golos e vários lances de perigo em ambas as balizas. Aos 16′, a reviravolta no marcador. Dal’maz trabalhou bem, deixou em Taty e esta rematou para o 2-1. O Benfica fez o 2-2, aos 18′, num grande golo de Janice. Jogada individual de elevado recorte técnico da pivô, deixou a adversária para trás e disparou um míssil para o golo. No minuto seguinte, aos 19′, resposta transalpina por intermédio de Rozo e o intervalo chegava com o resultado em 3-2.

segunda parte foi mais tática e de expectativa, mas com várias oportunidades de parte a parte. Começou melhor o Benfica, a tentar rapidamente chegar ao tento do empate. Porém, entre os postes, Dibiase travava tudo. O tempo ia correndo a favor do Città di Falconara, mas as encarnadas não desistiam.

A 10 minutos do término da final, o Benfica aumentou a pressão, subiu as linhas e obrigou as italianas a jogarem mal e a falharem vários passes. Com mais posse de bola e mais perto da área do Città di Falconara, o Benfica ia colecionando oportunidades, mas os remates, invariavelmente, saíam mal direcionados, ou eram parados por Dibiase. A três minutos do fim do encontro, as águias apostaram no 5×4, mas o resultado de 3-2 não mais se alterou.

Assim, o Torneio Europeu de futsal feminino ficou em casa, com a edição 2022/23 a ser conquistada pelo conjunto italiano do Città di Falconara.

Alex Pinto

DECLARAÇÕES

Alex Pinto (treinador do Benfica): “Viemos para Itália com o objetivo de vencer o Torneio. O nosso adversário foi melhor do que nós neste jogo. Podia apontar diversos fatores para este resultado, mas a verdadeira razão é que não formos iguais a nós próprios e não fomos a equipa que podíamos ter sido. Estou triste, estamos todos tristes, porque era algo que queríamos muito para oferecer a todos os Benfiquistas.” 

Città di Falconara-Benfica
3-2
Pavilhão Desportivo Gianfranco Badiali
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Fifó, Sara Ferreira e Janice
Suplentes
Marta Costa, Inês Matos, Leninha, Raquel Santos, Maria Pereira, Dricas, Angélica Alves e Luana Vieira
Cinco inicial do Città di Falconara
Dibiase, Taty, Isabela Pereira, Taina Santos e Dal’maz
Suplentes
Polloni, Praticò, Rozo, Pandolfi, Luciani e Ferrara
Ao intervalo3-2
Golos
Benfica: Janice (3′ e 18′); Città di Falconara: Dal’maz (13′), Taty (16′) e Rozo (19′)

Leave a Reply