Goleada ao Atlético Navalcarnero garante final do Torneio Europeu de Futsal Feminino

O Benfica carimbou o passaporte rumo à final do Torneio Europeu de Futsal Feminino ao bater nesta quarta-feira, 21 de dezembro, as espanholas do Atlético Navalcarnero, por 3-8, na 2.ª jornada do grupo B. No jogo decisivo, as águias medem forças com o Città di Falconara.

Na quadra do Pavilhão Desportivo Gianfranco Badiali, dois emblemas favoritos à conquista da competição, com várias individualidades com muita qualidade de parte a parte. Esperava-se um jogo equilibrado, uma final antecipada, mas as águias rapidamente fizeram questão de mostrar que o 10-0 ao AZS UAM Poznan não havia sido um acaso.

Ainda não se tinha completado o primeiro minuto de jogo e já Sara Ferreira festejava o 0-1. O Atlético Navalcarnero sentiu o golo e o Benfica aproveitou para somar oportunidades, que eram negadas por Belén, ou passavam perto da baliza das espanholas. O treinador Andrés Sanz percebia que as coisas não corriam bem, parou a partida e o time out surtiu efeito.

Fifó

A partir daqui, o Atlético Navalcarnero cresceu no jogo, construiu algumas oportunidades de golo, com Ana Catarina a ter de mostrar serviço. Porém, nada pôde fazer para negar o 1-1 de Amélia Romero (11′). Quando se esperava ainda maior pressão do emblema espanhol, o Benfica respondeu de imediato, com os tentos de Fifó (13′) e de Maria Pereira (14′). Com o resultado em 1-3, o Atlético Navalcarnero aumentou a pressão, subiu as linhas e as encarnadas, em transições, aproveitavam para aumentar a contagem para 1-4, aos 17′, por Fifó.

A segunda parte começou com o Atlético Navalcarnero a apostar no 5×4, mas sem grandes frutos. Pelo contrário, o Benfica aproveitou bem essa situação de jogo do adversário para mostrar eficácia. Fifó, aos 22′, chegou ao hat-trick, com um tiro desde a área encarnada até à baliza deserta. A camisola 99 estava endiabrada e fez questão de faturar aos 31′, com um remate de longe a aproveitar o 5×4, e aos 34′, numa recarga a disparo de Janice.

Mesmo com o resultado em 1-7 neste momento, o Atlético Navalcarnero não desmontou a guarda-redes avançada e reduziu aos 35′, através de Irene Córdoba. Nos minutos finais do desafio, Ana Catarina, de baliza a baliza, aos 38′, fez o 2-8 e Ari Nascimento, aos 39′, fechou o resultado em 3-8.

Com duas vitórias na fase de grupos, o Benfica marca encontro com as italianas do Città di Falconara na final do Torneio Europeu, nesta quinta-feira, 22 de dezembro, às 20h00.

Alex Pinto

DECLARAÇÕES

Alex Pinto (treinador do Benfica): “Dar os parabéns às jogadoras pela forma como encararam este jogo, como o geriram e pela vitória. Foram enormes diante de uma equipa com muito valor e qualidade. Mostraram, em campo, que o Benfica tem ainda mais qualidade. Foi mais um passo, estamos na final, e de nada valerá um jogo destes se amanhã [quinta-feira] não estivermos ao nível de hoje, ou melhor ainda. Há que descansar, porque são três jogos em 72 horas. Vamos ter de fazer das dificuldades forças, para podermos deixar os Benfiquistas orgulhosos e levar o troféu para Portugal.”

Atlético Navalcarnero-Benfica
3-8
Pavilhão Desportivo Gianfranco Badiali
Cinco inicial do Benfica
Ana Catarina, Inês Fernandes, Fifó, Sara Ferreira e Janice
Suplentes
Marta Costa, Inês Matos, Leninha, Raquel Santos, Maria Pereira, Dricas, Angélica Alves e Luana Vieira
Ao intervalo1-4
Golos
Benfica: Sara Ferreira (1′), Fifó (13′, 17′, 22′, 31′ e 34′), Maria Pereira (14′) e Ana Catarina (38′); Atlético Navalcarnero: Amélia Romero (11′), Irene Córdoba (35′) e Ari Nascimento (39′)

Leave a Reply