
Se a Argentina se sagrar este domingo campeã do Mundial de futebol, na final com palco em Lusail, Enzo Fernández e Otamendi entram para a história como os primeiros futebolistas a sagrarem-se campeões do mundo estando ao serviço de um clube nacional.
Há apenas cinco futebolistas que jogaram em Portugal tendo o Mundial no currículo. O defesa brasileiro Anderson Polga, que assinou pelo Sporting em 2003 e venceu o Mundial de 2002; Capdevila, médio espanhol que chegou à Luz em 2011 depois de ter sido Campeão da Europa e do Mundo, em 2008 e 2010; Casillas, guarda-redes espanhol que reforçou o FC Porto em 2015 e capitão de Espanha no África do Sul-2010; Adil Rami, contratado pelo Boavista em 2020 e que venceu por França em 2018; e finalmente Draxler: agora no Benfica e que celebrou com a Alemanha no Brasil-2014. Destes, Polga e Capddevila eram campeões em título quando jogaram por Sporting e Benfica.
A grande diferença entre todos estes campeões do mundo e a dupla Otamendi e Enzo Fernández, se o conseguirem, é que os outros não jogavam em clubes portugueses à data da conquista.
Nota ainda para Branco, Aldair e Ricardo Rocha: em 1994 festejaram o título mundial, mas depois de terem jogado em Portugal