Roger Schmidt fez nesta sexta-feira, 16 de dezembro, a antevisão à partida com o Moreirense, marcada para as 19h00 de sábado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a contar para a 3.ª jornada do grupo C da Taça de Liga. O treinador deixou claro que as águias vão ter “uma tarefa difícil” pela frente, perante uma equipa que “poderia estar a competir na Liga”.
Já com os mundialistas Bah, António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos integrados no grupo às suas ordens, e assumindo que vai torcer pela vitória da Argentina de Otamendi e Enzo no Campeonato do Mundo do Catar, o técnico encarnado espera ver um Benfica capaz de corresponder às exigências no desafio frente ao Moreirense, onde as águias “têm de ganhar”.
Roger Schmidt abordou ainda questões em torno do mercado de transferências e frisou, uma vez mais, a sua “felicidade” pelo que tem vivido ao serviço do Benfica, quando confrontado com a renovação do seu vínculo contratual.

Que desafio perspetiva na Taça da Liga diante do Moreirense, 1.º classificado da Liga 2?
É uma final da fase de grupos. Ambas as equipas ganharam dois jogos, vamos jogar fora, com o 1.º classificado da Liga 2, que poderia estar a competir na Liga. Será uma tarefa difícil, uma final para passarmos à fase a eliminar. Esta é uma das competições que vamos tentar vencer e há que ter muito boa atitude e muito bom desempenho. Treinámos bem, a equipa está em boas condições, alguns jogadores estão de regresso, o Nico [Otamendi] e o Enzo estão na final do Mundial, o que nos deixa contentes. Os outros jogadores estão de volta e estamos prontos para jogar e tentar jogar para a semana em casa [nos quartos de final]. Para tal, temos de ganhar.
António Silva, João Mário e Gonçalo Ramos acabaram de chegar após terem participado no Campeonato do Mundo. Estão prontos para jogar frente ao Moreirense? Vai dar-lhes alguns minutos?
O António Silva e o Gonçalo Ramos estão prontos e não têm queixas, o João Mário tem um pequeno problema num pé, que tinha ainda antes do Campeonato do Mundo e durante o mesmo, temos de ter cuidado, ainda não se treinou. Veremos como corre hoje [sexta-feira], mas os outros dois jogadores estão prontos.

“Será uma tarefa difícil, uma final para passarmos à fase a eliminar. Esta é uma das competições que vamos tentar vencer e há que ter uma muito boa atitude e muito bom desempenho”
Roger Schmidt
Alguns jogadores já regressaram após participarem no Campeonato do Mundo. Enzo e Gonçalo Ramos tiveram excelentes desempenhos na prova e têm sido ligados a outros clubes. Para si, como treinador, para o Benfica, até que ponto é importante manter estes jogadores no plantel até ao final da época?
Esqueceu-se do Nico [Otamendi] quando falou dos jogadores do Benfica que têm apresentando bons desempenhos no Mundial. Ele tem sido fantástico e é uma das razões pelas quais a Argentina está na final. Enzo e Gonçalo Ramos confirmaram o que fizeram no Benfica, a fantástica época que estão a fazer. São dois jogadores muito jovens, assumiram grande responsabilidade no Benfica. Ter esta confiança no Campeonato do Mundo e jogar a um bom nível… conseguiram-no! Não começaram como titulares, mas o Enzo no segundo jogo teve oportunidade e aproveitou-a, demonstrando como pode ser importante numa grande equipa como a Argentina. Gonçalo Ramos teve de esperar um pouco mais e também teve a sua oportunidade, marcou três excelentes golos. Não foram golos normais, foram golos top! Isso mostra que tem grande confiança e qualidade. Estamos contentes por isso, pelos seus desempenhos, mas eles também estão felizes por jogar no Benfica. Precisamos de jogadores como eles para atingirmos os nossos objetivos. Queremos ser campeões nacionais, temos grandes objetivos para esta época e estamos satisfeitos por jogarem a um nível elevado.
“Nico [Otamendi] é uma das razões pelas quais a Argentina está na final. […] Enzo demonstrou como pode ser importante numa grande equipa como a Argentina. […] Gonçalo Ramos marcou três excelentes golos. Não foram golos normais, foram golos top!”
Na final do Mundial, irá torcer por França ou Argentina?
Tenho todo o respeito pela França, mas temos dois jogadores na seleção da Argentina. Gosto muito de Messi, que continua a ser o melhor jogador do mundo e tem demonstrado isso no Campeonato do Mundo. Torço por eles e estou convencido de que será uma final muito boa. Na minha opinião, a Argentina é excelente exemplo, porque está a um nível muito bom no Campeonato do Mundo. Não começou por cima, mas ganhou confiança a cada jogo e é uma equipa muito unida, que defende e ataca bem. Merece estar na final e ser campeã, se continuar a este nível.
Qual é o estado físico de Neres? O jogador pode defrontar o Moreirense?
Neres apresentou pequenas queixas no último jogo [particular com o Sevilha], não quisemos arriscar e saiu. Se treinar sem queixas, poderá ser opção. Se apresentar queixas, não iremos correr riscos e vamos tentar prepará-lo para a próxima semana, se chegarmos aos quartos de final.

“Tenho mais ano e meio de contrato, sinto-me muito feliz no Benfica, ficarei no mínimo este ano e meio, talvez fique mais tempo, não há qualquer pressão para prolongar o contrato. Primeiro quero demonstrar que sou bom o suficiente para o Benfica”
Foi considerado o melhor treinador do mês em agosto e em outubro/novembro. Pretende prolongar o seu contrato com o Benfica? Está a pensar nisso?
Já me fizeram essa pergunta. O que disse [sobre os prémios] é bom, mas é consequência do desempenho dos jogadores, do que fazem em campo, tem a ver com o momento e a dinâmica. Temos de trabalhar para atingir os objetivos do Clube e isso é ganhar troféus. Temos de demonstrar que somos capazes de conseguir títulos, atingir as expectativas, é para isso que estamos concentrados. Estamos felizes, estamos a jogar um bom futebol, mostrámos uma boa atitude em campo, mas o trabalho não está feito. Tenho mais um ano e meio de contrato, sinto-me muito feliz no Benfica, ficarei no mínimo este ano e meio, talvez fique mais tempo, mas não há qualquer pressão para prolongar o contrato. Primeiro quero demonstrar que sou bom o suficiente para o Benfica.

No mercado de inverno, quais são as principais necessidades em relação a ajustes no plantel?
Não precisamos de muito, temos jogado muito bem, os jogadores têm evoluído muito bem. Temos muitos jogadores num grande nível, em termos individuais, a equipa tem mostrado grande entrosamento e bom espírito. O mercado está aberto e podemos pensar sempre em pequenos ajustes. Veremos o que faz sentido, o que pensam os jogadores também e tomar algumas decisões, mas não sentimos nenhuma pressão e estamos muito satisfeitos com o nosso plantel. Eventualmente, podemos pensar no mercado para melhorar o plantel, mas temos tempo.