Natação do Benfica arrasa no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de piscina curta

Foi absolutamente sensacional o desempenho dos nadadores do Benfica no Campeonato Nacional de Juniores e Seniores de piscina curta, que decorreu entre 9 e 11 de dezembro, em Leiria.

Os encarnados foram o Clube mais medalhado nos escalões de Juniores e Seniores (22 cada), com um total de 44 medalhas (16 de ouro, 14 de prata e 14 de bronze)! Houve ainda 14 novos recordes nacionais alcançados, o melhor registo entre todos os clubes participantes.

Comecemos por Diogo Ribeiro, que recentemente renovou contrato com os encarnados e voltou a melhorar o recorde nacional dos 100 metros livres na derradeira jornada do Campeonato Nacional.

Campeonato Nacional

O benfiquista tornou-se o primeiro português a baixar o registo dos 47 segundos, ao nadar o primeiro percurso dos 4×100 metros livres em 46,65 segundos, batendo a anterior melhor marca, que já lhe pertencia (47,16 segundos).

Nesta prova, o quarteto formado por Diogo Ribeiro, Miguel Marques, Diogo Costa e Miguel Nascimento conquistou o lugar mais alto do pódio e bateu o recorde nacional absoluto com 3.12.81 minutos, superando igualmente o anterior registo na posse dos encarnados com 3.15.63 minutos. 

Campeonato Nacional

Também em destaque, nos 4×50 metros estilos, o quarteto benfiquista composto por Diogo Costa, João Carneiro, Diogo Ribeiro e Miguel Marques alcançou o lugar mais alto do pódio, com um novo recorde nacional absoluto de 1.26.91 minutos.

O anterior melhor registo pertencia ao Sporting, com 1.38.14 minutos, marca registada a 27 de novembro de 2021, também em Leiria.

No primeiro percurso Miguel Nascimento superou o máximo absoluto dos 50 metros livres com 21,22 segundos, melhorando o anterior melhor registo que já lhe pertencia com 21,57 segundos, em 23 de dezembro de 2020, em Coimbra.

DECLARAÇÕES

Ricardo Santos (treinador do Benfica): “Um campeonato fantástico, para esta jovem equipa do Benfica! A forma como a nossa equipa se apresentou nas eliminatórias, mas sobretudo nas finais, fez com que estes Campeonatos Nacionais tenham sido fantásticos. Todos os atletas, sem exceção, lutaram pelos melhores resultados desportivos, individuais e coletivos. Fomos a equipa com mais títulos nacionais (16), e com o maior número de recordes nacionais (14), destes campeonatos. Destaque para Diogo Ribeiro, primeiro atleta português a baixar a fasquia dos 47 segundos aos 100 metros livres e Miguel Nascimento pelo recorde dos 50 metros livres. E todos os recordes alcançados pelas estafetas Diogo Costa, João Carneiro, Miguel Marques e Diogo Ribeiro e Miguel Nascimento. Quanto à equipa júnior, é difícil destacar alguém, porque todos os atletas foram fantásticos, com um futuro brilhante. Destaco todos, sem exceção. Uma palavra a toda equipa técnica e staff, que se comprometeu com estes campeonatos de maneira que tenham sido um dos melhores de sempre, pelas marcas e títulos alcançados, mas sobretudo pela entrega em todas as competições, por uma equipa tão jovem. Estamos juntos, e acreditamos que saímos mais fortes deste fim de semana!”

Leave a Reply