Benfica vence o SC Braga e seguem invictas na liderança da Liga BPI

A equipa feminina de futebol do Benfica venceu o Braga (3-0) e continua firme na liderança da Liga BPI, agora com três pontos de avanço sobre as minhotas, que nesta segunda-feira, 28 de novembro, averbaram a primeira derrota na competição e perderam pontos pela primeira vez.

O jogo da 7.ª jornada teve início e desde cedo ficou evidente o ascendente das campeãs nacionais, que abriram o ativo logo aos 4′. Lançamento em profundidade de Valéria Cantuário, falha da guarda-redes Patrícia Morais e, oportuna, Nycole Raysla ganhou a bola e empurrou-a para o fundo da baliza.

Benfica-SC Braga

A vencer por 1-0, o Benfica denotou ainda mais confiança. Diante de um adversário que já tinha vencido nesta temporada, na semifinal da Supertaça, as encarnadas mostraram total superioridade.

Com excelente dinâmica no meio-campo e no ataque, aos 15′ a possibilidade de ampliar foi desperdiçada por Ana Vitória. Após livre de Nycole, a média-ofensiva cabeceou por cima.

Benfica-SC Braga

Com Valéria Cantuário a integrar-se no ataque pelo corredor direito (causou muitas dificuldades a Marie Awona), o 2-0 nasceu de um cruzamento da internacional brasileira para a compatriota Ana Vitória. De primeira, no coração da área, a camisola 10, também internacional canarinha, rematou sem hipóteses de defesa (20′).

Incapaz de equilibrar no meio-campo, o Braga tornou-se uma presa relativamente fácil para as comandadas de Filipa Patão.

À segurança de Pauleta, no miolo, juntaram-se a qualidade e a garra de Christy Ucheibe, que não se limitou a apoiar nas tarefas defensivas, também surgiu em zona de tiro. Aos 28′, o remate da média internacional nigeriana fez a bola passar rente ao poste esquerdo.

Pouco depois, ao desembaraçar-se de Anouk Dekker, Ucheibe teve mais uma ocasião para bater Patrícia Morais, mas não acertou na baliza (31′).

Benfica-SC Braga

Sem conseguir libertar-se da teia montada pelas encarnadas, a equipa treinada por Gonçalo Nunes poderia ter sofrido o terceiro golo aos 44′. Em boa posição, sobre a esquerda, Cloé Lacasse rematou ao lado.

Domínio absoluto do Benfica perante um forte opositor, que não conseguiu dar trabalho a Rute Costa na primeira parte.

Na etapa complementar, mesmo sem criarem tantas ocasiões de perigo, as encarnadas geriram a vantagem. Ucheibe e Cloé obrigaram Patrícia Morais a intervir aos 63′ e 67′ e, na baliza contrária, somente aos 68′ é que a guarda-redes do Benfica foi forçada a aplicar-se. Perante o remate de Bia Meio-Metro, a internacional portuguesa correspondeu com uma boa defesa.

Depois foi Vitória Almeida a perder o duelo com Rute Costa, que teve outra boa intervenção (70′).

Benfica-SC Braga

A resposta do Benfica não se fez esperar e o 3-0 surgiu na sequência de uma abertura de Lúcia Alves, que roubou a bola a uma adversária e serviu na perfeição Cloé Lacasse. Letal, a internacional canadiana faturou (71′) e mereceu os aplausos dos adeptos presentes no Benfica Campus.

Até ao final do encontro, o Benfica teve a oportunidade de dilatar o marcador. Nos descontos, isolada por Pauleta, Marta Cintra atirou por cima.

Marta Cintra

Triunfo incontestável e um pleno de vitórias do Benfica nas sete jornadas disputadas. Com 26 golos marcados, as campeãs nacionais têm o melhor ataque, somando ainda o registo de defesa menos batida (dois golos consentidos). O resultado deixa o Braga a três pontos de distância, e o Damaiense, terceiro classificado, a cinco.

Na próxima jornada, agendada para sábado, 3 de dezembro, o Benfica desloca-se ao Campo da Caridade para medir forças com o Ouriense, em jogo da 8.ª ronda do Campeonato.

Benfica-SC Braga

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): “O nosso foco é ganhar todos os jogos em qualquer prova em que o Benfica se apresente. Pecámos muito na finalização e isso não nos ajudou a dilatar o resultado, e só houve uma equipa que demonstrou capacidade para ganhar, pelas oportunidades criadas. Há que trabalhar mais na finalização, mas dou os parabéns às atletas, irrepreensíveis com tantos jogos e tão pouco tempo de trabalho. Têm sido maravilhosas a dignificar esta camisola. Só serei uma treinadora satisfeita quando formos extremamente competentes em todos os momentos do jogo, e elas sabem a exigência que colocamos. Queremos marcar e ganhar todas as provas em que participamos e tentar passar aos quartos de final da Liga dos Campeões.”

Benfica-SC Braga

Christy Ucheibe (média do Benfica): “Foi um jogo difícil, mas conquistámos os três pontos e foi uma boa exibição. Vitória importante para o Benfica, continuaremos a lutar para consolidar o primeiro lugar. Temos trabalhado muito e ambicionamos mais.”

Benfica-Braga
3-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Rute Costa, Valéria Cantuário (Catarina Amado, 62′), Sílvia Rebelo, Carole Costa, Lúcia Alves, Christy Ucheibe, Pauleta, Ana Vitória (Maria Negrão, 79′), Francisca Nazareth (Andreia Faria, 69′), Nycole Raysla (Marta Cintra, 62′) e Cloé Lacasse (Daniela Silva, 79′)
Suplentes
Katelin Talbert, Ana Seiça, Andreia Faria (69′), Marta Cintra (62′), Maria Negrão (79′), Andreia Norton, Catarina Amado (62′), Daniela Silva (79′) e Jéssica Silva
Onze do Braga
Patrícia Morais, Beatriz Rodrigues, Anouk Dekker (Paula Fernandes, 81′), Leah Lewis, Marie Awona (Paige Almendariz, 46′), Dolores Silva, Nicole Nunes (Tânia Rodrigues, 46′), Vanessa Marques, Carolina Mendes (Joline Amani, 81′), Caroline Kehrer (Bia Meio-Metro, 46′) e Vitória Almeida
Suplentes
Lu Pinheiro, Paige Almendariz (46′), Laura Luís, Joline Amani (81′), Catarina Pereira, Tânia Rodrigues (46′), Bia Meio-Metro (46′), Laura Casanovas e Paula Fernandes (81′)
Ao intervalo2-0
Golos
 Benfica: Nycole Raysla (4′), Ana Vitória (20′) e Cloé Lacasse (71′)
Benfica-SC Braga

LANCES-CHAVE DO JOGO

71′ 3-0. GOLO! BENFICA! Marca Cloé Lacasse! A passe de Lúcia Alves, a avançada encarnada bate Patrícia Morais.

20′ 2-0. GOLO! BENFICA! Grande cruzamento de Valéria Cantuário da direita e Ana Vitória, de primeira, na grande área, atira para o segundo golo!

4′ 1-0. GOLO! BENFICA! Erro de Patrícia Morais ao sair da baliza, aproveitado por Nycole Raysla para encostar para o fundo da baliza das minhotas.

Leave a Reply