Benfica sagrou-se Bicampeão Nacional de Corta-Mato longo masculino

Realizado neste domingo, 27 de novembro, na Quinta Maria Pires (Amora), o Campeonato Nacional de Corta-Mato terminou com a vitória do Benfica na prova sénior masculina de corta-mato longo, pelo segundo ano consecutivo. Foi o 24.º título nacional das águias!

Em representação dos encarnados, o queniano Reuben Longosiwa venceu a corrida masculina (28m38s), sendo que Samuel Barata, terceiro classificado (29m11s), à frente do colega de equipa Etson Barros (29m12s), revalidou o título nacional individual, após emocionante sprint sobre a meta.

Corta-mato

Apesar do quarto posto, Etson Barros sagrou-se campeão nacional no escalão de Sub-23.

Com 8 pontos, os encarnados levaram a melhor sobre Sporting (23) e Braga (50), que completaram o pódio, conquistando assim o seu 24.º título nacional, segundo consecutivo.

No top 10 ficaram ainda Alexandre Figueiredo (6.º classificado), Pedro Amaro (9.º) e Miguel Moreira (10.º). João Amaro foi 14.º, à frente de Duarte Cunha (18.º) e Luís Oliveira (24.º).

Corta-mato

Em termos coletivos, neste ano a competição teve regras similares às da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em que apenas os três primeiros representantes de cada clube, em todas as classificações, entravam nas contas do apuramento do título.

Com Portugal a eleger duas equipas por escalão e género e estafeta mista (as duas primeiras classificadas na classificação coletiva), a formação sénior masculina do Benfica garantiu o direito de participar na Taça dos Clubes Campeões Europeus, a realizar no dia 5 de fevereiro de 2023, em Playas de Castellón, Espanha.

Na prova de estafetas mistas, com José Carlos Pinto, Bárbara Neiva, Isaac Nader e Camila Gomes, o Benfica foi segundo classificado.

Leave a Reply