Benfica faz história ao garantir presença nos 16 avos de final da EuroCup Women

Já está! A equipa feminina de basquetebol do Benfica, líder do grupo G da EuroCup Women, venceu as suíças do BCF Elfic Fribourg no Pavilhão Fidelidade, por 69-63, em jogo referente à 4.ª jornada, e confirmou a qualificação para os 16 avos de final da prova. 

À entrada para esta partida, as águias sabiam que, caso vencessem, garantiam logo os 16 avos de final da competição europeia; as suíças, por seu lado, queriam manter as esperanças de chegar à liderança do grupo G e para isso teriam de triunfar. Bom ambiente nas bancadas do pavilhão e tudo pronto para a bola ao ar.

Arranque determinado do Fribourg, que chegou ao 0-9, obrigando o Benfica a correr atrás. Pouca eficácia na hora de alvejar o cesto e assertividade insuficiente na luta das tabelas por parte das da casa deixavam as helvéticas confortáveis na partida. O treinador Eugénio Rodrigues parou o jogo, as benfiquistas aproximaram-se, mas, na parte final do 1.º quarto, o Fribourg distanciou-se e fechou o resultado em 15-21.

ineficácia de lançamento continuava e era de parte a parte. Porém, as encarnadas começaram a acertar para lá da linha de três pontos e colaram-se no marcador. A maior pressão defensiva obrigava, ainda, as suíças a jogar mais fora e a apostar no tiro exterior, que não caía. Perto do descanso, o Benfica empatou a contenda a 30 pontos, mas o intervalo chegou com o Fribourg na frente (32-33).

Benfica-Fribourg

No reatamento, o 3.º quarto manteve o equilíbrio que já havia sido o espelho da primeira parte. Defesas mais agressivas a superiorizarem-se aos ataques menos eficazes. A dois minutos do fim deste quarto, o Benfica passou para a dianteira e, aos ombros de um apoio incessante das bancadas, empolgou-se até aos 52-46.

Na frente por seis pontos, à entrada para o 4.º quarto do jogo, o Benfica teve mestria para gerir a vantagem, não permitindo aproximações ao Fribourg. Numa partida com garra, querer, crer e muita ambição, as águias venceram, por 69-63, e voaram até aos 16 avos de final da EuroCup Women.

O Benfica lidera o grupo G com oito pontos (quatro vitórias em outros tantos desafios) e agora vira-se para a Liga Betclic feminina e para a deslocação ao reduto do Esgueira.

Benfica-Fribourg

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): “Tal como tinha acontecido na primeira partida com elas… houve uma entrada muito forte do Fribourg, que nos condicionou muito no ataque. Tirou-nos os espaços e os ângulos, isso também nos deixou ansiosos. Mérito do Fribourg. Este jogo também podia apurar, isso pode ter pesado. Acalmámos, o adversário baixou os níveis de eficácia e entrámos no jogo. Na segunda parte foi uma questão física. Estamos melhores fisicamente do que o adversário, isso fez toda a diferença. Não há palavras para descrever o que vai cá dentro. Como Benfiquista que sou e trabalhador neste grupo, é uma alegria grande [a passagem para os 16 avos de final da EuroCup Women]. Este era o ano certo.”

Benfica-BCF Elfic Fribourg
69-63
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Carolina Rodrigues, Raphaella Monteiro, Katarina Trehub e Courtney Warley
Suplentes
Joana Alves, Catarina Barreiros, Carolina Cruz, Maria do Carmo Cruz, Carolina Duarte, Marta Martins e Diana Baptista
Cinco inicial do Fribourg
Joanne Allen-Taylor, Nancy Fora, Marielle Giroud, Gabby Nikitinaite e Courtney Range
Suplentes
Cesária Ambrósio, Elea Jacquot, Mahé Losey, Flora Stoianov e Naomi Takyi
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
15-2132-3352-4669-63
Pontuadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (22), Marta Martins (11), Courtney Warley (11), Carolina Rodrigues (8), Joana Soeiro (8), Carolina Cruz (7) e Katarina Trehub (2)

Leave a Reply