Golo de Jéssica Silva dá triunfo a Portugal sobre a Costa Rica

A Seleção Nacional Feminina A venceu a Costa Rica (1-0) nesta terça-feira, 15 de novembro, numa partida de preparação realizada no Complexo Desportivo do FC Alverca e que contou com a participação de seis jogadoras do Benfica.

Após a goleada ao Haiti, embate em que as jogadoras das campeãs nacionais estiveram em alta, a Seleção orientada por Francisco Neto averbou mais um triunfo com vista ao play-off intercontinental de acesso ao Mundial, agendado para fevereiro e que oporá a equipa das Quinas à congénere dos Camarões ou da Tailândia.

Sem Andreia Faria, média do Benfica dispensada dos trabalhos para tratar de assuntos pessoais e que reduziu o contingente encarnado a seis atletasRute Costa foi titular na baliza e Sílvia Rebelo e Lúcia Alves fizeram parte do quarteto defensivo (Lúcia alinhou à direita); Jéssica Silva e Francisca Nazareth foram opções iniciais do selecionador nacional no ataque.

Na primeira parte, destaque para Jéssica Silva, que teve uma boa oportunidade para marcar aos 15′.

Na baliza, Rute Costa mostrou serviço aos 29′, com três defesas consecutivas que evitaram o golo da Costa Rica.

Kika

Na frente, Jéssica Silva foi das mais dinâmicas e, aos 38′, numa grande jogada pela esquerda, abriu para Francisca Nazareth. Com um remate de pé esquerdo, a avançada encarnada atirou ao lado. Em busca do golo, Francisca esteve à beira de inaugurar o marcador, mas o desvio de calcanhar (38′) foi cortado por Benavides.

Na etapa complementar, numa incursão ofensiva pelo corredor direito, Lúcia Alves ofereceu a bola a Jéssica Silva, que quase marcava na sequência de um cruzamento. A guarda-redes da Costa Rica deixou escapar a bola e a baliza só se manteve inviolável graças a um corte Rojas (58′).

Carole Costa

Depois, Carole Costa, central do Benfica, que recebeu uma camisola e uma placa alusiva às 150 internacionalizações pela equipa das Quinas, entrou para o lugar da companheira de equipa Sílvia Rebelo (59′).

Num grande momento, Jéssica Silva decidiu o desafio. Servida por Ana Borges, a atacante encarnada ludibriou Zamora e a guarda-redes Tapia, que saiu da baliza, e, já com outras três adversárias a tentarem tapar espaços, rematou com o pé direito para o primeiro e único golo de Portugal.

Estava feito o 11.º tento de Jéssica pela principal equipa das Quinas e alcançada a vitória.

As jogadoras do Benfica voltam agora a ficar às ordens de Filipa Patão, treinadora que prepara o desafio com o Moreirense, relativo à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. A partida está agendada para domingo, 20 de novembro, às 15h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas.

Leave a Reply