Jogador com formação no Benfica Campus vira as costas à Seleção Nacional Sub-21 de Portugal

Fábio Carvalho, médio do Liverpool com passagem pela formação do Benfica, abdicou de representar a Seleção Nacional de sub-21. O jogador, que já havia atuado por Inglaterra nas camadas jovens, estava na lista de convocados de Rui Jorge para os amigáveis com Chéquia e Japão, de preparação para o Euro-2023, ambos a serem disputados em Portimão.

A informação foi avançada em comunicado pela Federação Portuguesa de Futebol, que explica que Fábio Carvalho não compareceu ao estágio em Lagos, no Algarve, e, por SMS, deu conta da decisão de renunciar às camadas jovens de Portugal.

Fábio Carvalho, 20 anos, representou o Benfica entre 2010 e 2013, ano em que saiu para Inglaterra para jogar no Fulham. Desde essa altura, o jogador atuou nas seleções de formação inglesas, tendo até envergado a braçadeira de capitão, mas, como Gareth Southgate explicou em março, não podia ser chamado aos sub-21 por não ter passaporte britânico, requisito obrigatório para atuar nesse escalão e também na seleção A.

Precisamente em março, o agora médio do Liverpool (dois golos em 16 jogos esta época) foi chamado pela primeira vez aos sub-21 de Portugal, tendo somado quatro internacionalizações (dois golos).

Fábio Carvalho fez parte dos 55 pré-convocados de Fernando Santos para o Mundial do Catar mas acabou por ficar fora da lista de 26.

Eis o comunicado da FPF:

«Fábio Carvalho informou a Federação Portuguesa de Futebol, através de algumas mensagens SMS, que não pretende continuar a representar Portugal no escalão sub-21. Esta decisão do jogador foi comunicada após ter sido conhecida a convocatória para os jogos de preparação com a Chéquia e o Japão.»

Para o seu lugar, Rui Jorge chamou outro jogador formado e ainda com ligação ao Benfica. Emprestado ao Estoril até final da época, Tiago Gouveia é o escolhido para substituir Fábio Carvalho no estágio no Algarve.

Leave a Reply