Métodos de treino e formação do Benfica espalham sucessos a nível transcontinental

Na Europa e no continente americano, as Escolas de Futebol do Benfica continuam a mostrar trabalho e a ser um caso de sucesso nos resultados desportivos e na promoção da marca e da metodologia de treino do Clube.

Brasil, Estados Unidos da América, Suécia, Escócia, Irlanda e Irlanda do Norte são alguns dos países onde parcerias técnicas fazem chegar as linhas mestras do saber encarnado.

Em terras canarinhas, no âmbito do acordo celebrado entre o Benfica e o Coimbra SC, as equipas Sub-15 e Sub-17 tiveram prestações muito positivas e ascenderam à 1.ª Divisão do Campeonato Mineiro em ambos os escalões.

Nos Estados Unidos, a equipa Sub-18 da Escola de Futebol do Clube em Washington DC foi finalista vencida na Taça do estado da Virgínia.

No Velho Continente foram organizados vários Campos de Futebol para centenas de jovens.

Benfica

BENFICA NO BRASIL: PARCERIA TÉCNICA FECHA ÉPOCA COM ÊXITO

O projeto internacional celebrado há um ano entre o Sport Lisboa e Benfica e o Coimbra SC é um caso de sucesso. Findada a primeira época lado a lado, as equipas Sub-15 e Sub-17 terminaram o Campeonato Mineiro com a subida à 1.ª Divisão.

A competição oficial teve início em junho de 2022 com uma 1.ª fase composta por nove jogos e um torneio hexagonal com cinco desafios. Foram, ainda, realizados vários encontros de carácter particular para fazer face à escassez de jogos oficiais na prova, diante de emblemas históricos do futebol canarinho, tais como Atlético Mineiro, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense ou Vasco da Gama.

Na 1.ª fase, as equipas Sub-15 e Sub-17 alcançaram, ambas, o 1.º lugar da classificação, e foram, igualmente, o melhor ataque, a melhor defesa e registaram o maior número de vitórias.

No torneio Hexagonal, os Sub-15 foram campeões, totalizando cinco triunfos, 17 golos marcados e apenas seis sofridos; os Sub-17 ficaram em 3.º lugar, mas tiveram o ataque mais concretizador (nove golos).

“Estou extremamente orgulhoso do percurso da minha equipa ao longo da época, dando verdadeiro sentido à palavra ‘processo’. Permitiu realizar uma fase final de elevado nível e com isso tornarmo-nos Campeões”, avaliou Danilo Melo, treinador dos Sub-15.

“Foi um enorme privilégio e uma fantástica experiência poder participar em mais um importante projeto internacional do Sport Lisboa e Benfica, desta feita no Brasil, numa parceria com o Coimbra SC”, referiu Joaquim Mota, treinador dos Sub-17.

Benfica

“Após um ano em solo brasileiro quero destacar três pontos que me parecem fundamentais: primeiro, os objetivos propostos para este primeiro ano de projeto foram todos alcançados; segundo, agradecer à estrutura do Benfica em Portugal; terceiro, reconhecer o trabalho de toda a estrutura do Coimbra Sports”, considerou Alfredo Almeida, coordenador-técnico no Brasil.

“Na última visita que fizemos ao Brasil ficámos impressionados com a evolução do projeto, especialmente os novos departamentos de apoio aos atletas. Sempre estivemos confiantes num desfecho positivo desta época. Todos os intervenientes estão de parabéns pelas vitórias alcançadas”, realçou Miguel Reis, coordenador da expansão global.

Escolas de Futebol

CAMPOS DE FUTEBOL NA SUÉCIA

Entre os dias 3 e 5 de novembro, os treinadores do Benfica Luís Moutinho, Duarte Alão, Cláudio Alexandre, André Ferreira e João Azevedo orientaram, em Estocolmo, mais de 105 jogadores, rapazes e raparigas, contando com a ajuda de 15 treinadores locais.

Aqui, mais de uma centena de jovens vivenciaram a metodologia Benfica, bem como os princípios e valores que norteiam o futebol de formação.

Escolas de Futebol

CAMPOS DE FUTEBOL NA ESCÓCIA, NA IRLANDA E NA IRLANDA DO NORTE

Entre os dias 18 e 22 de outubro e de 30 de outubro a 5 de novembro, o Benfica realizou Campos de Futebol para mais de 440 jogadores na Escócia, na Irlanda e na Irlanda do Norte.

Sob a orientação técnica dos treinadores do Benfica João Rosmaninho e André Filipe, as centenas de jovens tiveram oportunidade de experienciar a metodologia de treino do Benfica.

Escolas de Futebol

ESCOLA DE FUTEBOL DO BENFICA EM WASHINGTON DC NA FINAL DA TAÇA DO ESTADO DA VIRGÍNIA

equipa Sub-18 da Escola de Futebol do Benfica em Washington DC (EUA) perdeu a final da Taça do Estado da Virgínia, por 1-0, frente à equipa Sub-19 Virginia Rush.

Para chegar ao jogo decisivo, a formação encarnada venceu o Virginia Revolution (3-1) nos oitavos de final, o Burke AC (4-3) nos quartos de final e o Alexandria National League 1 (1-0) na meia-final.

A Taça do Estado da Virgínia integra o programa do Campeonato Nacional de Futebol Juvenil e é organizado, localmente, pela Associação de Futebol Juvenil do Estado da Virgínia (VYSA).

Leave a Reply