
A Fundação Benfica e a GEBALIS assinaram nesta terça-feira, 8 de novembro, um protocolo de cooperação estratégica que visa o desenvolvimento em Portugal da 2.ª edição do projeto europeu Community Champions League.
Na cerimónia realizada no Estádio da Luz estiveram presentes o Presidente do Sport Lisboa e Benfica e da Fundação, Rui Costa, o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Moia, o presidente da GEBALIS, Fernando Angleu, e representantes de 13 Juntas de Freguesia de Lisboa.
O projeto organizado pela European Football for Development Network Foundation (EFDN) é cofinanciado pela UEFA FOUNDATION e procura, através do futebol e a intercompetição, fortalecer os laços comunitários e promover uma cidadania ativa em pessoas de diferentes origens.

Carlos Moia, presidente executivo da Fundação Benfica, destacou a importância do protocolo na dinamização da comunidade lisboeta.
“Fazemos [o protocolo] com orgulho, trabalho e responsabilidade. Entendemos bem a importância que este projeto já ganhou na dinamização comunitária nos bairros de Lisboa. Abre aos jovens a oportunidade de serem, ao mesmo tempo, campeões no campo e na comunidade. A Fundação Benfica contribui com este projeto para uma Lisboa inclusiva, que escuta os jovens, acolhe as suas opiniões e dá-lhes relevância. Uma cidade que sabe que eles são parte da solução e não apenas do problema. Trabalhamos para a cidade de Lisboa e para o jovens da cidade“, referiu.

Fernando Angleu, presidente da GEBALIS, reforçou o “desenvolvimento social e humano” como aspeto fundamental subjacente à iniciativa.
“É uma parceria que valorizamos a todos os níveis, o desenvolvimento social e urbano da cidade de Lisboa é um dos grandes objetivos estratégicos da GEBALIS. Foi um sucesso a 1.ª edição, e é com muito gosto que renovamos esta parceria com a Fundação Benfica, nunca é demais enaltecer o trabalho que faz por todo o País e pela cidade de Lisboa. É muito para além do desporto. Tudo com o selo da GEBALIS e da Fundação Benfica”, enalteceu.

Após o mencionado sucesso na 1.ª edição, em que uma das equipas se sagrou campeã europeia [de Campo de Ourique], a 2.ª edição pretende constituir-se como um promotor da igualdade no acesso ao desporto, da inclusão social e da coesão territorial, abrangendo 14 equipas de 13 freguesias da cidade de Lisboa.
Na cerimónia, onde também esteve presente Simão Sabrosa, diretor para as relações internacionais do Benfica, foram ainda entregues as cartas de compromisso aos representantes de cada uma das Juntas de Freguesia participantes.