Benfica associado ao não à Superliga, em reunião da UEFA com a ECA (European Club Association)

O Benfica esteve presente numa reunião convocada pelo presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e a A22 Sports, a empresa que gere os destinos da Superliga – conceito idealizado por um grupo de clubes e que substituiria a Liga dos Campeões. No final do encontro, através de um comunicado da European Club Association (ECA), a resposta à ideia foi clara: não.

A reunião teve lugar na sede da UEFA e, de acordo com a ECA, estiveram reunidos representantes de clubes, ligas, jogadores e adeptos. Os encarnados foram um de dez clubes presentes e o único do futebol nacional com representação direta.

Escreve a ECA, que representa 250 emblemas europeus, que a A22 Sports apresentou-se como uma entidade comercial privada, com o intuito de promover um diálogo com as outras partes.

No entanto, o comunicado da ECA, da qual fazem parte os três grandes portugueses mais o Sp. Braga e o Marítimo, é claro: «A ECA mantém-se firmemente opositora à criação de uma qualquer Superliga ou outro tipo de projeto. A ECA opôs-se firmemente contra esse conceito em abril de 2021 e o mesmo permanece verdade em 2022.»

A entidade que aglomera cerca de 250 clubes afirmou ainda: «Desde o fim daquele projeto  de separação fracassado, muitas reformas significativas foram realizadas pela ECA, trabalhando de forma progressiva e construtiva em parceria com a UEFA e outras partes interessadas. Exemplos recentes incluem mudanças na tomada de decisões e gestão por meio da criação de um novo grupo de trabalho para a comercialização de direitos de media e receitas comerciais; mudanças na estrutura das competições masculinas de clubes após 2024; progresso na sustentabilidade com a introdução de novos regulamentos de sustentabilidade financeira, entre muitas outras reformas – todas visando promover os interesses de todos os clubes, não apenas alguns.»

Em resumo, a ECA «acredita que a mudança é melhor conduzida a partir da estrutura atual, e não através da criação de uma liga elitista separatista ou entidade comercial de relações públicas não representativa» do futebol europeu.

Leave a Reply