Benfica vence clássico no Dragão após prolongamento em jogo de atraso da 3.ª jornada da Liga Betclic

Grande clássico de basquetebol a aquecer a tarde deste sábado! Benfica e FC Porto discutiram a partida em atraso da 3.ª jornada da Liga Betclic no Dragão Arena. Após empate a 89-89 no tempo regulamentar, prolongamento… e vitória das águias, por 105-112.

Impulsionado pelos seus adeptos, o FC Porto foi o primeiro a marcar na partida, mas o Benfica, com o percurso imaculado em mente, respondeu com um parcial de 0-7 (2-7), da autoria de Aaron Broussard. Que começo do jogador americano!

A defesa era a chave do sucesso encarnado e, sólido, o Benfica mantinha-se no comando do marcadorobrigando o FC Porto a criar ideias para travar tal acutilância. Aos 4′, pausa técnica pedida por Francisco Sá, que promoveu a entrada de Max Landis. Os azuis e brancos reduziram para 7-14 e, com um triplo, colocaram o resultado em 10-16. As águias não se ficaram e replicaram da mesma forma. Betinho Gomes, com a mira afinada, disparou um tiro exterior (10-19). O FC Porto aproximou as contas e aos 14-19 Norberto Alves parou o clássico. Os azuis e brancos converteram novo triplo (17-21) e Ivan Almeida, com um espetacular afundançoestabeleceu o resultado do 1.º quarto em 17-23 para o Benfica.

Ivan Almeida

Grande partida de basquetebol, bem disputada, num jogo intenso e sem paragens, com os jogadores a darem tudo para a vitória no clássico.

No 2.º quarto, as águias falharam alguns cestos e permitiram que os rivais tivessem algum brilhantismo, mas mantiveram a atitude, a agressividade defensiva e o espírito de equipa. O resultado? Superioridade por 10 pontos ao intervalo: 39-49.

Reatar, muita luta por baixo das tabelas e o FC Porto a tentar de tudo para reduzir diferenças. Parcialmente, os azuis e brancos estiveram melhor e conseguiram marcar 19 pontos face aos 15 dos encarnados. Assegurado pela distância cavada nos parciais anteriores, o Benfica terminou o 3.º quarto na frente (58-64).

Tudo em aberto nos últimos dez minutos do clássico, num verdadeiro jogo de forças. O Benfica iniciou com um parcial de 0-6 e o FC Porto, recorrendo ao tiro exterior e aos turnoversaproximou o resultado em 69-72.

Betinho

três minutos do fim, o FC Porto chegou à vantagem pela primeira vez na partida (81-79) e manteve-a até aos instantes finais do tempo regulamentar. Acreditando sempre, o Benfica igualou a 89-89 e forçou o prolongamento.

Cinco minutos eletrizantes, onde Aaron Broussard voltou a ser figura de destaque, com nove pontos marcados e de grande importância para a reviravolta (93-98) benfiquista! Com uma energia vencedora e muita garra, o Benfica agarrou o clássico e triunfou por 105-112.

Sem surpresas, Aaron Broussard foi o melhor marcador do encontro, com 32 pontos.

Sete jogos, sete vitórias e um registo imaculado na Liga Betclic! No dia 19 de novembro (sábado), as águias recebem o CD Póvoa, às 21h00, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase da prova.

Basquetebol

DECLARAÇÕES

Norberto Alves (treinador do Benfica): “Foi um jogo difícil, como estávamos a espera. Estivemos muito bem na primeira parte, colocámos muita pressão ofensiva. A meio do terceiro período perdemos um pouco a nossa forma ideal de jogar e o FC Porto voltou para o jogo com mérito. Termos colocado o Aaron Broussard a 1, numa posição onde pensamos que eles tinham algumas fragilidades foi a chave do jogo. No prolongamento estivemos muito bem mentalmente, bem a defender e, ofensivamente, jogámos o nosso tipo de jogo. Ganhámos bem, foi uma vitória justa.”

FC Porto-Benfica
105-112 (ap)
Dragão Arena
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Betinho Gomes, Toney Douglas, Terrell Carter e Ivan Almeida
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Makram Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e James Ellisor
Cinco inicial do FC Porto
Teyvon Myers, Francisco Amarante, Miguel Queiroz, Michael Finke e Charlon Kloof
Suplentes
Miguel Cardoso, Vladyslav Voytso, Keven Gomes, João Guerreiro, Max Landis e Brian Conklin
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
17-2339-4958-6489-89
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (32), Ivan Almeida (21), Betinho Gomes (18), Makram Ben Romdhane (13), Toney Douglas (11), James Ellisor (8), Terrell Carter (4), Tomás Barroso (3) e José Barbosa (2)

Leave a Reply