Foi o golo de João Mário que qualificou o Benfica em primeiro lugar à frente do PSG

Com uma jornada por disputar no Grupo H da fase de grupos, Benfica e PSG já estavam apurados, mas faltava definir quem passava em primeiro lugar (para ser cabeça de série no sorteio dos oitavos). Ambas as equipas estavam empatadas com 11 pontos, empataram ainda os jogos entre si (1-1 na Luz e em Paris) e tinham os mesmos golos sofridos (6). Só nos golos marcados é que o PSG levava vantagem (14 contra 10).

Para conseguir terminar em primeiro lugar, o Benfica, frente ao Maccabi Haifa (fora), tinha sempre de pontuar mais do que o PSG diante da Juventus (fora, também): ou seja, empatar se o PSG perdesse, ganhar se o PSG empatasse. Porém, no caso de o PSG vencer, como aconteceu (2-1), as águias tinham de marcar mais quatro golos do que os franceses, como também aconteceu (6-1), ficando assim com mais golos marcados fora (apesar de empatado no número de golos marcados).

Critérios de desempate

Esta fase é composta por oito grupos de quatro equipas. Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para os oitavos de final, os terceiros seguem para a Liga Europa.

Critérios de desempate para equipas que terminem com os mesmos pontos:

a) Maior número de pontos obtidos nos jogos entre as equipas empatadas;

b) Melhor diferença de golos nesses jogos;

c) Maior número de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas;

d) Se ainda houver equipas empatadas voltam a aplicar-se os critérios de a) a c), apenas nos jogos entre essas equipas empatadas; caso o empate subsista, segue-se para o critério e);

e) Melhor diferença de golos em todos os jogos do grupo;

f) Maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo;

g) Maior número de golos marcados fora;

h) Maior número de vitórias em todos os jogos do grupo;

i) Maior número de vitórias fora de casa;

j) Melhor registo disciplinar de jogadores e staff (expulsão vale 3 pontos negativos, cartão amarelo 1);

k) Melhor posição no ranking da UEFA.

Leave a Reply