Benfica é o clube português que mais contribuiu para a subida de Portugal no ranking UEFA

O ranking da UEFA contabiliza as últimas cinco temporadas nas provas europeias e, por isso, águias e dragões são os clubes portugueses que mais contribuem para o lugar que Portugal ocupa: neste momento sexto, à noite, depois dos jogos de Liga Europa e Conferência, logo se verá.

O Benfica e o FC Porto contribuem, praticamente, de modo igual para os pontos da Liga no Ranking UEFA. Ao fim e ao cabo, nesta quinta-feira de manhã, 60 por cento dos pontos portugueses são conquistados pelos dois clubes e a diferença entre eles é mesmo mínima: de quanto? 0,1 por cento.

Os encarnados são a equipa nacional que mais pontos europeus tem na temporada (21) e os azuis e brancos a segunda (15). A diferença passa não só pelo que ambos fizeram na fase de grupos – Benfica com três vitórias e dois empates, FC Porto com três vitórias -, mas também pelo facto de as águias terem jogado a qualificação para a Liga dos Campeões, na qual conquistaram quatro dos 21 pontos. Águias e dragões também já garantiram pontos de bónus e nesse aspecto estão iguais.

Portugal passou os Países Baixos no ranking UEFA nesta noite de quarta-feira. Os resultados de Benfica, FC Porto e Sporting, aliados aos bónus que águias e dragões obtiveram pela passagem aos oitavos de final permitiram à liga portuguesa voltar ao sexto lugar.

Ou seja, nos dois dias de Champions League, Portugal fez 15 pontos.

Benfica: dois pontos pela vitória, mais cinco pelos oitavos.

FC Porto: dois pontos pela vitória, mais cinco pelos oitavos

Sporting: um ponto pelo empate.

Estes 15 pontos dividem por seis, o número de equipas com que Portugal começou a temporada na UEFA. Como o Ajax não pontuou, os Paises Baixos fizeram zero pontos até agora. Um cenário que, normalmente, é diferente após a quinta-feira.

Portugal tem apenas o Sp. Braga para pontuar na Liga Europa, enquanto os neerlandeses têm PSV Eindhoven e Feyenoord na mesma prova e ainda o AZ Alkmaar. Os pontos conquistados dividem por cinco.

Ainda assim, uma excelente notícia para Portugal pois o sexto lugar garante três vagas de acesso à Liga dos Campeões e seis equipas no total das competições europeias.

Leave a Reply