Basquetebol feminino do Benfica faz história com primeiro triunfo na EuroCup frente ao Fribourg

Grande estreia da equipa feminina de basquetebol do Benfica na EuroCup! Nesta quinta-feira, 27 de outubro, na Suiça, as encarnadas venceram o Fribourg, por 65-67, em partida da 1.ª jornada do grupo G da competição.

Pela primeira vez, a equipa feminina de basquetebol do Benfica participou em competições europeias. Diante da experiente formação do BCF Elfic Fribourg, uma estreia que definitivamente ficará para a história!

Começo dominante das encarnadas, com um parcial de 0-5, a mostrarem saber para o que iam. Eficazes no tiro exterior, as helvéticas empataram a 5-5 e, depois, a 8-8. Aqui, viu-se a eficácia defensiva do Fribourg, para a qual Eugénio Rodrigues havia alertado na antevisão, dar frutos. Mantendo o acerto dos lançamentos de três pontos, as rivais passaram para a frente com uma distância significativa (19-10) e foi altura do treinador das águias parar o encontro. O Benfica ainda atenuou a diferença, mas não conseguiu travar o ímpeto das da casa e terminou o 1.º período a perder por 23-18

Benfica

Benfica entrou mal no tempo que se seguiu, mas, paulatinamente, reencontrou-se e deu a volta ao resultado. Das bancadas, onde marcou presença a Casa Benfica Romontnão faltou apoio à equipa encarnada! Aos 28-28, depois de um parcial de 0-8 das águias, Romain Gaspoz pediu desconto de tempo. Com o jogo em aberto, as benfiquistas carregaram no acelerador, passaram para a frente e saíram para o intervalo a vencer por 30-38Que exibição e que recuperação!

No comando do marcador, as encarnadas chegaram a ter uma vantagem de 11 pontos (30-41), mas o Fribourg voltou a mostrar-se em bom plano e colocou o resultado em 45-50, já perto do término do 3.º período. À entrada para os dez minutos finais, 46-52.

Basquetebol feminino

E que dez minutos finais! Seis pontos de diferença passaram a apenas um (56-57), tornando incerto o desfecho deste emocionante desafio. Aos 58-59Marta Martins marcou um importante tiro de três pontos, dando mais esperança ao Benfica (58-62), que dilatou então para 58-66. Nova recuperação das helvéticas, 65-66 e poucos segundos para jogar. Na conversão de um lançamento livre, a capitã Joana Soeiro estabeleceu o resultado em 65-67Sempre com crença e na raça, o Benfica alcançou a sua primeira vitória europeia! 

Destaque na equipa encarnada para Raphaella Monteiro, que marcou 14 pontos na partida.

No dia 1 de novembroterça-feira, as campeãs nacionais regressam às contas da Liga Betclic e recebem o Olivais, às 18h00, no Pavilhão Fidelidade, em jogo da 7.ª jornada.

Eugénio Rodrigues

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): “Foi um jogo muito complicado, contra uma equipa experiente, muito rodada neste tipo de competições e com jogadoras também elas muito experientes. A ideia era entrar com uma estratégia diferente, que tirasse as adversárias da sua zona de conforto. Quando elas reagiram e abriram alguma distância no marcador, também reagimos e ajustámos a defesa. A partir daí, sabíamos que tínhamos de aguentar o embate adversário e, chegados ao final, confiar na nossa capacidade física e nas ganas, na alma. Na parte final foi mesmo coração. Muito importante esta vitória do ponto de vista da competição. Sobretudo, é uma página bonita da história que se escreve no basquetebol feminino do Sport Lisboa e Benfica. Deixo também uma palavra de enorme apreço à enorme diáspora benfiquista que esteve em massa no pavilhão. Isto é por eles [adeptos].”

Benfica
BCF Elfic Fribourg-Benfica
65-67
Halle Omnisport Saint-Léonard
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Katarina Trehub, Carolina Rodrigues, Courtney Warley e Raphaella Monteiro
Suplentes
Marta Martins, Diana Baptista, Catarina Frederico, Carolina Cruz, Maria do Carmo Cruz, Carolina Duarte e Joana Alves
Cinco inicial do BCF Elfic Fribourg
Nancy Fora, Nora Nagy-Bujdoso, Gabby Nikitinaite, Jordan Raynolds e Courtney Range
Suplentes
Justine Sollberger, Elea Jacquot, Mahé Losey, Flora Stoianov e Naomi Takyi
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
23-1830-3846-5265-67
Pontuadoras do Benfica
Raphaella Monteiro (14), Joana Soeiro (12), Carolina Cruz (11), Katarina Trehub (10), Carolina Rodrigues (9), Courtney Warley (4), Joana Alves (4) e Marta Martins (3) 

Leave a Reply