Basquetebol das águias sofre primeira derrota na Champions perante o Baxi Manresa

A equipa de basquetebol do Benfica perdeu pela primeira vez na Liga dos Campeões nesta tarde de terça-feira, 25 de outubro. Em jogo da 3.ª jornada do grupo F, o conjunto treinado por Norberto Alves cedeu no Pavilhão Fidelidade frente aos espanhóis do Baxi Manresa por 78-97.

Frente a frente na Luz as duas equipas cem por cento vitoriosas no grupo F, com dois triunfos nos dois jogos realizados.

Primeiro período com várias alternâncias no marcador, com as duas formações a optarem pelo jogo interior para atacar o cesto. Com os triplos de Betinho Gomes e Aaron Broussard o Benfica ganhou ligeira vantagem (18-12), que obrigou o treinador Pedro Martínez a parar a partida. O Baxi Manresa respondeu colocando muitas dificuldades na zona pintada e reequilibrou o encontro. Os espanhóis apostaram no jogo exterior no final do 1.º período, com sucesso, e ganharam a dianteira no marcador. No final dos primeiros 10 minutos venciam por 26-32.

Toney Douglas

Com a estratégia dos três pontos a dar resultado, o Baxi Manresa continuou a carregar no jogo exterior (terminou a primeira parte com nove lançamentos convertidos em 14 tentativas) e cavou uma vantagem de 11 pontos sobre o Benfica, que nunca baixou os braços. Com um parcial de 23-26, o jogo foi para o intervalo com os finalistas vencidos da última edição da Liga dos Campeões a ganharem por 49-58.

A primeira metade do 3.º período foi para esquecer, com os benfiquistas a acumularem turnovers e o Baxi Manresa a manter a alta eficácia de lançamento. A formação espanhola chegou a ter uma vantagem de 19 pontos, mas na adversidade os encarnados uniram esforços e voltaram a colocar o Benfica na discussão do resultado para o 4.º período. 65-76 na entrada do último tempo, e, com a defesa à zona, a equipa treinada por Norberto Alves foi à luta pela vitória.

Contudo, a falta de inspiração ofensiva continuou (também fruto do forte desempenho adversário), apesar do melhor acerto defensivo. O Benfica acabou por vender cara a primeira derrota na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o desaire aconteceu mesmo por 78-97.

Norberto Alves

Ivan Almeida, com 18 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, foi o melhor dos benfiquistas, que voltam a entrar em campo na competição no dia 22 de novembro, novamente com os espanhóis do Baxi Manresa. A equipa treinada por Norberto Alves ocupa a segunda posição do grupo F, com menos um ponto que a equipa espanhola e mais um que o terceiro classificado, o Riga, que venceu em casa o Limoges por 71-51.

A nível interno, o basquetebol do Benfica volta a jogar no Pavilhão Fidelidade, já neste sábado, 29 de outubro, com o Imortal, às 15h30, em jogo da 7.ª jornada da Liga Betclic.

Adeptos
Benfica-Baxi Manresa
78-97
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Aaron Broussard, Toney Douglas, Betinho Gomes, Ivan Almeida e Terrell Carter
Suplentes
José Barbosa, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva, Maik Zirbes e James Ellisor
Cinco inicial do Baxi Manresa
Marcus Lee, Dani Perez, Musa Sagnia, Elias Valtonen e Juampi Vaulet
Suplentes
Brancou Badio, Adam Waczynski, Giordano Bortolani, Jerrick Harding, Tyson Perez, Marcís Steinbergs e Ladji Coulibaly
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
26-3249-5865-7678-97
Pontuadores do Benfica
Ivan Almeida (18), Makram Ben Romdhane (1), Toney Douglas (11), James Ellisor (15), Maik Zirbes (6), Aaron Broussard (13), Terrell Carter (6) e Betinho Gomes (8)

Leave a Reply