Benfica faz história na IHF Super Globo e está perto dos 4 melhores do mundo

Grande estreia da equipa de andebol do Benfica na IHF Super Globo! Na tarde desta quarta-feira, 19 de outubro, as águias enfrentaram o Mudhar no Dammam Sports Hall, na Arábia Saudita, em partida da ronda preliminar (grupo B), e venceram por 27-39.

O triunfo inédito na EHF European League deu lugar a mais uma participação pioneira de uma equipa portuguesa na prova de clubes mais importante do mundo. Na antevisão à partidaChema Rodríguez foi perentório ao estabelecer o objetivo de alcançar as meias-finais e ficar entre as quatro melhores equipas do globo. A equipa correspondeu, e deu um passo em frente!

Com uma boa atmosfera e o público do seu lado, o Mudhar entrou bem na partida e foi o primeiro a marcar. A atacar rápido e forte no contra-ataque, o Benfica igualou (2-2) e passou para a frente do marcador. O desafio viu novo empate aos 8-8 e, depois, aos 10-10.

Andebol Benfica

Gradualmente, os encarnados assentaram o seu jogo, com um Sergey Hernández inspirado entre os postes, e muita variabilidade. Sem conseguir colocar-se em vantagem, o técnico da formação saudita mandou parar a partida (10-12), a cinco minutos do intervalo, mas o rumo dos acontecimentos não se inverteu. Destaque para Alexis Borges, a lograr quatro golos nesta primeira parte, que terminou com o Benfica a vencer por 10-14.

Se a primeira meia hora teve algum equilíbrio, a segunda foi totalmente “à Benfica”! Disparo atrás de disparo, as águias chegaram à diferença de 10 golos aos 12-22, com um remate de grande distância assinado por Jonas Källman

Andebol Benfica

Ole Rahmel de mão quente (9/10 remates certeiros), acompanhado de um conjunto com vários talentos individuais e uma linha defensiva eficaz, resume os momentos que se seguiram. Que exibição e que garra benfiquista neste jogo de estreia na competição! 27-39, vitória clara dos encarnados, que fizeram história e a festa com os Benfiquistas que estiveram no pavilhão! 

No final do encontro, Sergey Hernández foi considerado o MVP da partida.

Com este resultado, o Benfica posiciona-se no 1.º lugar do grupo B e amanhã, quinta-feira, dia 20 de outubro, às 14h45encontra o 2.º classificado, o Al Ahly, no Dammam Sports Hall.

Chema Rodríguez

DECLARAÇÕES

Chema Rodríguez (treinador): “Foi uma partida complicada, são sempre em torneios assim. Jogámos com a equipa da casa e estávamos tensos na primeira parte. Estávamos nervosos, mas depois demos a volta e voltámos a fazer história. Ficará para sempre na história do andebol português e do Benfica. Amanhã [quinta-feira] vai ser uma partida muito dura e estou seguro que será complicado. O nosso objetivo é estar nas semifinais e tentaremos isso. Agradeço aos adeptos do Benfica que estiveram cá a apoiar. Onde quer que vamos temos os nossos adeptos e é um orgulho.”

Andebol Benfica
Mudhar-Benfica
27-39
Dammam Sports Hall
Formação inicial do Benfica
Sergey Hernández, Jonas Källman, Petar Djordjic, Ádám Juhász, Demis Grigoras, Alexis Borges e Ole Rahmel
Suplentes
Gustavo Capdeville, Bélone Moreira, Paulo Moreno, Carlos Martins,  Ander Izquierdo, Arnaud Bingo, Leandro Semedo, Tadej Kljun e Luciano Silva
Formação inicial do Mudhar
Mohammed Hussan, Amine Bannour, Fliho Acacio, Mohammed Alabas, Ahmed Alabdulali, Saifeddine Hmida e Hassan Aljanabi 
Suplentes
Mohab Khallaf, Hassan Alturaik, Abdullah Alhulali, Abdullah Alsalam, Ali Alsaffar, Morrtada Alqosair, Stefan Atanasovski, Haider Alkhadrawi e Abbas Alsaffar
Ao intervalo10-14
Marcadores do Benfica
Ole Rahmel (9), Jonas Källman (4), Ander Izquierdo (4), Demis Grigoras (4), Alexis Borges (4), Carlos Martins (3), Luciano Silva (3), Ádám Juhász (3), Arnaud Bingo (1), Bélone Moreira (1), Tadej Kljun (1), Petar Djordjic (1) e Paulo Moreno (1)

Leave a Reply