Benfica entrar a ganhar na Champions depois de descomplicar jogo com israelitas

Benfica entrou a vencer na fase de grupos da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira, 6 de setembro, as águias bateram no Estádio da Luz o Maccabi Haifa por 2-0. Rafa Silva e Grimaldo fizeram os golos do triunfo.

Cachecóis ao alto no arranque da Liga dos Campeões, com os adeptos do Benfica a dizer “presente” no primeiro jogo do grupo H da competição. Roger Schmidt operou apenas uma alteração no onze, lançando Bah no lugar de Gilberto.

Fase inicial com o Maccabi Haifa a tentar condicionar o jogo encarnado logo perto da baliza benfiquista, umas amarras pouco presas, já que o Benfica cedo se libertou da pressão adversária. Bah, aos 10′, foi o primeiro a levar a bola até às mãos do guarda-redes Cohen.

Benfica-Maccabi Haifa

Os israelitas cedo abandonaram a postura agressiva inicial e recuaram as linhas para bem perto da sua área. Por outro lado, o Benfica procurou arranjar espaço para chegar com perigo às imediações da equipa que viajou desde Haifa, mas sem muito sucesso.

Grimaldo, de livre, aos 17′ rematou por cima, e pouco depois foi a vez de Enzo (21′) tentar a sorte, mas o disparo do argentino saiu fácil para as mãos do guarda-redes visitante.

A primeira boa oportunidade que o Benfica teve no jogo apareceu à meia hora: Rafa fugiu pelo meio aos defesas adversários e em cima da linha limite da grande área rematou com força para o voo de Cohen, que impediu o 1-0 no Estádio da Luz.

Só na parte final do primeiro tempo, e em contra-ataque, quase sempre gorado por António Silva (estreia na Liga dos Campeões!) e Otamendi, é que o Maccabi Haifa chegou à baliza do Benfica. Aos 37′ e já nos descontos, os israelitas tentaram a sorte, mas sem perigo para Odysseas. 0-0 ao intervalo, e percebia-se que este ia ser um jogo de paciência por parte da equipa treinada por Roger Schmidt.

Benfica-Maccabi Haifa

Roger Schmidt mexeu logo no começo do segundo tempo: tirou o “amarelado” Gonçalo Ramos e lançou Petar Musa.

No reatamento, uma desatenção em zona defensiva assustou as hostes encarnadas, mas Odysseas resolveu o lance (irregular por fora de jogo do avançado israelita).

Benfica-Maccabi Haifa

Pouco depois, os adeptos do Benfica gritaram golo pela primeira vez. Grimaldo tirou o cruzamento da esquerda e Rafa apareceu ao primeiro poste no meio dos adversários e desviou de pé direito para dentro da baliza do Maccabi Haifa. 1-0, aos 50′. Em desvantagem, os israelitas subiram no terreno. Chery, aos 51′, de fora da área, rematou por cima e deu sinal que os visitantes queriam discutir o encontro.

Contudo, os encarnados ficaram mais confortáveis no jogo e voltaram a marcar. Uma obra-prima, delineada a régua e esquadro, de Grimaldo, que de fora da área desferiu um golpe tão colocado na baliza defendida por Cohen que o guarda-redes só viu a bola a derrapar pelas redes da baliza do topo sul. Um golaço do espanhol aos 54′, a colocar o Benfica a vencer por 2-0, candidato a melhor golo da 1.ª jornada da fase de grupos da Champions, com toda a certeza.

Benfica-Maccabi Haifa

A vencer por 2-0Roger Schmidt tirou Neres aos 65′ e colocou o norueguês Fredrik Aursnes em campo.

O Benfica continua por cima do jogo, e Rafa no mesmo minuto tentou a sorte com um remate, pela direita, mas a bola saiu muito por cima. Endiabrado, aos 74′, o internacional português fez levantar o Estádio na expectativa de um terceiro golo, mas o passe que desmarcaria João Mário não chegou ao destino.

Rafa saiu pouco depois, aos 79′, aplaudido de pé pelos adeptos do Benfica e consigo levou João Mário. Na partida entraram Diogo Gonçalves e Chiquinho.

Timidamente os israelitas tentavam como podiam chegar à baliza de Odysseas, mas o remate de Atzili aos 80′ saiu ao lado.

Benfica-Maccabi Haifa

O Benfica geriu a vantagem até final e, apesar de os israelitas assumirem uma maior posse de bola, foi Musa que aos 90′ tentou a sorte, em vão já que o remate saiu ao lado. O croata, instantes depois, serviu de bandeja o 3-0 a Enzo, mas o argentino atirou ao poste.

Os três pontos não fugiram ao Benfica: vitória (a 10.ª em 10 jogos oficiais nesta temporada) por 2-0, com golos de Rafa e Grimaldo (considerado o “Homem do Jogo”). Os encarnados entraram a ganhar no grupo H e juntaram-se ao Paris Saint-Germain, que venceu em Paris a Juventus por 2-1. A Liga dos Campeões segue no próximo dia 14 com uma deslocação a Turim, mas de momento os encarnados vão centrar as atenções em Famalicão, onde jogam já no próximo sábado, 10 de setembro, às 15h30, em jogo da 6.ª jornada da Liga Bwin.

Leave a Reply