Benfica vence o Real Bétis na Luz e garante final do Torneio Internacional de Lisboa

Benfica garantiu neste sábado, 3 de setembro, um lugar na final do Torneio Internacional de Lisboa, ao bater no Pavilhão Fidelidade o Real Bétis por 73-67. Betinho Gomes foi o melhor marcador dos encarnados com 13 pontos.

Ainda sem Maik Zirbes na ficha de jogo, o treinador Norberto Alves colocou no cinco inicial três reforços. Toney DouglasTerrell Carter e James Ellisor começaram a partida, com Betinho Gomes e Aaron Broussard, naquele que foi um arranque bastante promissor para a equipa da casa.

Betinho Gomes deu o mote e inaugurou o marcador com um triplo, e apesar da resposta imediata do Bétis, 13.º classificado na época passada da Liga ACB, o Benfica disparou no marcador. Forte intensidade na procura da bola e nos duelos individuais colocaram os encarnados rapidamente a vencer por 9-2.

Equipa do Benfica

A equipa espanhola tentou não deixar o Benfica fugir na pontuação e Amar Sylla foi o principal responsável pela diferença benfiquista não ser maior no final do primeiro quarto. Forte eficácia no lançamento e supremacia debaixo das tabelas colocaram os encarnados a vencer no final do primeiro período por inequívocos 29-16.

Apesar da grande rotação na equipa dada por Norberto Alves, o Benfica não conseguiu manter a intensidade física a defender, nem o melhor discernimento a atacar. Os espanhóis, com claro mérito, equilibraram a contenda, com os norte-americanos Jeremiah Hill e Robert Johnson III a destacarem-se na equipa da Andaluzia. Não se pense, porém, que os encarnados perderam o controlo da partida. Menor eficácia no lançamento, mas manteve-se o bom trabalho defensivo a obrigar os espanhóis a trabalharem muito para ter uma oportunidade de lançamento. Aaron Broussard equilibrou as contas no parcial, já nos últimos minutos do segundo quarto, e impediu uma maior recuperação do Bétis.

Ao intervalo e após um parcial de 15-18 a favor do adversário, o Benfica recolheu às cabinas a vencer por 44-34.

Broussard

A tónica do jogo manteve-se no terceiro quarto, com os espanhóis a subirem de rendimento no lançamento, nomeadamente de três pontos, e gradualmente aproximaram-se no marcador. Contudo, sempre que o Bétis se aproximou, o Benfica (mostrou já muita personalidade) retaliou, impedindo e frustrando as tentativas adversárias.

No final do terceiro período a equipa espanhola voltou a ganhar o parcial (15-21) e estava só a quatro pontos dos encarnados: 59-55 era o resultado.

Ivan Almeida

Na entrada do quarto tempo, James Ellisor e Sérgio Silva colocaram o Benfica a vencer por nove pontos de diferença, mas o Bétis não desistiu e, a 2:59 minutos do final, encostou no marcador. A vencer por um ponto de diferença (68-67), veio novamente ao de cima o melhor da equipa treinada por Norberto Alves. Terrell Carter, James Ellisor e Ivan Almeida com lançamentos certeiros deram a vitória aos encarnados por 73-67.

Betinho Gomes foi o jogador do Benfica que mais se destacou com 13 pontos, 5 ressaltos, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento.

Vitória da equipa benfiquista, que vai jogar neste domingo, 4 de setembro, a final no Pavilhão Fidelidade, às 18h00, com o Sporting (venceu o Unicaja).

DECLARAÇÕES

Norberto Alves

Norberto Alves (treinador do Benfica): “A equipa entrou muito bem. É evidente que é o primeiro jogo da época e fomos perdendo alguma consistência. É preciso perceber também com quem jogamos, uma equipa da Liga ACB, a melhor da Europa. A equipa defendeu normalmente bem. Ofensivamente, perante a agressividade defensiva deles, nos bloqueios diretos não circulámos a bola, não reagimos tão bem a esse bloqueio direto e não estivemos tão bem. É o primeiro teste da época, há muitas coisas a corrigir e a melhorar, mas todos deram uma resposta positiva. Evidentemente houve aqui uma preocupação com os minutos deles todos, até por uma questão de prevenção de lesões. Amanhã [domingo] temos outro jogo e queremos aproveitar ao máximo para melhorar. Fundamentalmente é esse o objetivo destes jogos na pré-temporada.”

Benfica-Bétis
73-67
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Toney Douglas, Aaron Broussard, James Elissor, Betinho Gomes e Terrell Carter
Suplentes
Eduardo Francisco, José Barbosa, Makram Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva e Ivan Almeida
Cinco inicial do Bétis
Rodions Kurucs, Robert Johnson III, Jeremiah Hill, Shannon Evans e Amar Sylla
Suplentes
Txem Urtasun, Pablo Almazán, Dairis Bertans, Eulis Baez, Aaron Menzies e Pepe Pozas
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quarto
29-1644-3459-5573-67
Pontuadores do Benfica
Betinho Gomes (13), Aaron Broussard (12), Terrell Carter (12), Diogo Gameiro (12), James Ellisor (8), Toney Douglas (5), Tomás Barroso (3), Sérgio Silva (3), Ivan Almeida (3), Eduardo Francisco (2)

Leave a Reply