Benfica conquistou o Torneio Internacional de Lisboa de basquetebol

Benfica venceu o Sporting por 90-89 (após prolongamento), no Pavilhão Fidelidade, neste domingo, 4 de setembro, e conquistou o Torneio Internacional de Lisboa de basquetebol.

Sem mexidas quanto ao cinco inicial apresentado no jogo da meia-final com o Bétis, o Benfica entrou em campo para o primeiro dérbi da temporada com Toney Douglas, Aaron Broussard, James Ellisor, Betinho Gomes e Terrell Carter.

Um primeiro quarto marcado pelos lançamentos exteriores, com maior eficácia para o Sporting nos primeiros minutos. O Benfica contrariou o antagonista com a rotação da equipa e com Aaron Broussard em ótimo plano, ao marcar oito pontos nos primeiros 10 minutos. Equilibrado o jogo, os campeões nacionais empataram a 18 pontos, resultado do primeiro parcial.

Benfica-Sporting

O segundo quarto foi menos bem jogado, natural nesta altura da pré-temporada, com baixa eficácia no lançamento e com muitas perdas de bola de parte a parte. O Sporting esteve na liderança no marcador até que, a pouco mais de um minuto do intervalo, os benfiquistas alcançaram a vantagem na partida pela primeira vez. Uma vantagem efémera, no entanto, já que a equipa leonina acabou por recolher às cabinas a vencer por um ponto: 38-39 era o resultado ao intervalo no Pavilhão Fidelidade.

O reatamento foi tirado a papel químico do primeiro período, com o Sporting a conseguir um parcial de 7-1. Com Ellisor a subir de rendimento, o campeão nacional voltou a empatar o jogo (47-47). As duas equipas dividiram a liderança até final do terceiro quarto, com os leões a saírem a ganhar para o último período do jogo. 

Benfica-Sporting

Com o resultado em 61-63, as duas equipas entraram no último parcial do tempo regulamentar com hipóteses claras de levar o troféu. Os encarnados voltaram a ter uma entrada em falso e correram atrás do prejuízo, com Ivan Almeida a aparecer na partida com dois triplos certeiros. Jogo muito dividido e, apesar do triunfo no parcial, o Benfica acabou o tempo regulamentar empatado a 78 pontos com o Sporting.

Já com muita fadiga, mas com a arte dos grandes jogadores, lutou-se até ao último segundo no Pavilhão Fidelidade e foi o momento de Toney Douglas fazer a diferença com oito pontos decisivos.

No final do prolongamento, 90-89 para os campeões nacionais, que arrecadaram assim o troféu do Torneio Internacional de Lisboa.

Aaron Broussard com 24 pontos, 6 ressaltos e 3 roubos de bola foi quem mais se destacou na partida do lado encarnados.

Teste bastante positivo para a equipa treinada por Norberto Alves, que volta a defrontar o Sporting a 17 de setembro no Pavilhão dos Desportos de Torres Novas, desta feita a contar para uma competição oficial, a Supertaça.

DECLARAÇÕES

Benfica-Sporting

Norberto Alves (treinador do Benfica): “Os jogos da pré-temporada servem para nos preparar, mas jogamos sempre para ganhar. Estiveram aqui duas equipas da Liga ACB, a melhor liga europeia, e as duas equipas portuguesas presentes venceram-nas. Os treinadores espanhóis até ficaram surpreendidos com o nível que mostrámos. O Sporting está mais avançado na preparação da época, mais consistente em termos ofensivos. Estivemos muito bem a lidar com a pressão campo inteiro e em situações de dois contra um em contra-ataque, nomeadamente na primeira parte. Na segunda parte encontrámos melhor o nosso ritmo, nem sempre muito consistentes, o que é normal, porque é pré-temporada.”

Benfica-Sporting
90-89
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Toney Douglas, Aaron Broussard, James Ellisor, Betinho Gomes e Terrell Carter
Suplentes
José Barbosa, Makram Romdhane, Diogo Gameiro, Tomás Barroso, Sérgio Silva, Ivan Almeida e Ivan Pavicevic
Cinco inicial do Sporting
Diogo Ventura, Travante Williams, Isiah Armwood, Marco Loncovic e Ricardo Monteiro
Suplentes
Derrick Fenner Jr., Ivica Radic, Marcus Lovett Jr., António Monteiro, João Troni, Diogo Araújo
1.º quarto2.º quarto3.º quarto4.º quartoAP
18-1838-3961-6378-7890-89
Pontuadores do Benfica
Aaron Broussard (24), Betinho Gomes (9), Toney Douglas (11), Terrell Carter (8), James Ellisor (12), Makram Romdhane (10), Diogo Gameiro (2), Tomás Barroso (1) e Ivan Almeida (13)

Leave a Reply