“Inspiradoras” goleiam o Sporting conquistam a Supertaça feminina de futebol

Benfica venceu o Sporting e conquistou a Supertaça feminina de futebol (a segunda do seu palmarés), nesta sexta-feira, 26 de agosto, no Estádio Municipal de Leiria. No momento da celebração, a memória de Fernando Chalana foi evocada pelas Inspiradoras.

Demasiado amarrado o encontro desde o primeiro minuto, as duas equipas tiveram dificuldades em criar situações de perigo.

Benfica manteve o domínio territorial no jogo, gerindo a posse de bola e apresentando maior iniciativa perante um rival mais prático no processo ofensivo, olhando sempre para a velocidade de Diana Silva.

Jéssica Silva

Paulatinamente, o Benfica conseguiu aproximar-se da baliza contrária com mais unidades e teve três boas oportunidades de golo para marcar perto do intervalo, duas por Jéssica Silva e uma por Ana Seiça. O nulo ao intervalo traduzia o calculismo das duas equipas na abordagem ao desafio.

Na segunda parte foi tudo diferente. O Benfica, empurrado pelos adeptos e com o Presidente Rui Costa na tribuna presidencial, entrou determinado em chegar à vantagem e teve em Andreia Norton a atleta mais perigosa, com duas finalizações em boa posição.

Contra a tendência do jogo, em que o Benfica assumia as despesas do mesmo, um contacto entre Lúcia Alves e Ana Capeta, aos 62′, dentro da grande área, levou à marcação de uma grande penalidade a favor do Sporting, após intervenção do VAR, um dos momentos de polémica em torno da arbitragem. Cláudia Neto bateu Rute Costa (1-0).

As comandadas de Filipa Patão subiram linhas e, aos 70′, Andreia Norton foi travada na entrada da área leonina sem qualquer sanção assinalada. Aos 73′, em boa posição na zona de finalização, Francisca Nazareth permitiu uma excelente defesa de Seabert.

Francisca Nazareth

Francisca Nazareth, que tinha começado o encontro no banco dos suplentes, foi um dos rostos da reviravolta encarnada e, aos 75′, igualou o marcador com um remate forte e rasteiro à entrada da área (1-1).

Benfica continuou a exercer o seu domínio no duelo e, aos 87′, Ana Vitória foi travada na área. Grande penalidade assinalada, mas, depois, revertida pelo VAR e pela árbitra Sandra Bastos. O empate manteve-se até final e o vencedor foi conhecido no prolongamento.

Ana Vitória

Nos 30 minutos extra o Benfica foi demolidor! Após um remate de Ana Capeta ao poste, Ana Vitória viu um remate seu intercetado pelo braço de uma defensora leonina. O VAR sinalizou o lance, a árbitra reviu as imagens e ordenou o castigo máximo. Ana Vitória (a MVP do jogo), na conversão do pontapé de penálti, aos 96′, colocou as Inspiradoras na frente do marcador (1-2).

A mesma Ana Vitória, aos 107′, de cabeça após canto da regressada Nycole, ampliou a vantagem (1-3). De volta à competição após ausência prolongada (mais de 10 meses), a avançada Nycole acabou também por fazer golo dois minutos depois, aos 109′, na sequência de uma excelente jogada coletiva do Benfica. Cloé Lacasse fugiu pela direita, cruzou para Francisca Nazareth, que, no coração da área, tocou de calcanhar para Nycole marcar (1-4).

Até final o Benfica geriu o desenrolar dos acontecimentos e venceu a sua segunda Supertaça, evocando o Pequeno Genial com a inscrição do nome de Chalana nas camisolas dos festejos, alusivas à conquista.

DECLARAÇÕES

Filipa Patão

FILIPA PATÃO

“Fomos a equipa que mais quis, mais lutou, mais procurou o golo”

“Foi um grande espetáculo de futebol, duas equipas muito competentes, duas equipas que mostraram a qualidade que têm. Peço desculpa ao Sporting, mas o Sport Lisboa e Benfica, hoje, foi a equipa que mais quis, mais lutou, mais procurou o golo e que mais ocasiões criou para isso. As jogadoras foram um exemplo em todos os momentos. Vinham de uma Liga dos Campeões, com apenas dois dias de trabalho, e foram exemplares a colocar em prática a estratégia montada. Só tenho de parabenizar o Sporting pelo jogo que nos proporcionou e por aquilo que nos fez lutar em toda a partida, e depois parabenizar as minhas jogadoras porque foram inexcedíveis em todos os momentos do jogo, nunca desistiram, mesmo quando estiveram a perder, e depois parabenizar estes adeptos magníficos, que nos apoiaram do primeiro ao último minuto do jogo.”

Sílvia Rebelo

SÍLVIA REBELO

“Levantar uma taça pelo Benfica é sempre especial”

“Todas as taças são diferentes. Levantar uma taça pelo Benfica é sempre especial, que venham mais, é para isso que trabalhamos. Sabíamos que íamos encontrar um adversário competente, mas ficou provado que o Benfica mereceu ganhar, esta vitória foi muito justa. Agradecer aos nossos adeptos, que mais uma vez compareceram. Sem dúvida que este é o melhor clube do mundo, nós estamos muito satisfeitas por darmos alegrias aos nossos adeptos.”

Ana Vitória

ANA VITÓRIA

“Este título é para os Benfiquistas”

“Foi um jogo muito competitivo, parabéns às duas equipas, estiveram muito bem. O resultado foi definido apenas no prolongamento, o que mostra quão competitivo foi este jogo. Parabenizar as duas equipas e principalmente parabenizar todos os adeptos, deram um espetáculo incrível, ficámos muito motivadas em campo. Obrigado, do fundo do coração! Este título é para os Benfiquistas.”

Cloé Lacasse

CLOÉ LACASSE

“Quando vestimos esta camisola sentimos uma força extra”

“É uma excelente forma de começar a época. Temos muita ambição, vínhamos de uma vitória na Champions League sobre o Twente e poder ganhar aqui a Supertaça perante o Sporting, um bom adversário, é uma excelente forma de começar a época. Quando vestimos a camisola do Benfica sentimos uma força extra. Pela riqueza histórica do Clube, quando vestimos esta camisola sentimos uma grande responsabilidade e também uma força extra.”

Francisca Nazareth

FRANCISCA NAZARETH

“No Benfica não há impossíveis!”

“Foi um jogo à Benfica, contra uma excelente equipa. Foi um jogo renhido, e é isto que se quer, mostrar aos portugueses e ao mundo o futebol que estamos a criar e o que o futebol jogado por mulheres está a fazer. Portanto, dar também os parabéns ao Sporting pelo jogo que fez. Quanto a nós, sempre ouvir dizer que no Benfica não há impossíveis, e foi o que mostrámos aqui: começámos a perder, mas demos a volta e a taça está do nosso lado, felizmente. Marcar golos pelo Benfica é sempre especial! É um golo para mim, para nós e para a Nycole, que voltou. Aproveito também para lhe dar os parabéns pelo golo que marcou e pelo jogo que fez.”

Andreia Norton

ANDREIA NORTON

“Ganhar uma taça pelo Benfica é ainda mais especial”

“Estou muito feliz, era um troféu que me faltava. Ganhar uma taça é sempre muito bom, e pelo Benfica é ainda mais especial, é o melhor clube do mundo, é o meu clube do coração. Fui muito bem recebida no Benfica, a adaptação foi fácil, já conhecia a maior parte das minhas colegas, os adeptos também me receberam superbem. Estou muito feliz no Benfica, espero uma época competitiva, de luta pelos objetivos.”

Nycole

NYCOLE

“Esta final está marcada na minha história”

“É sempre um sentimento de muita alegria ganhar um troféu pelo Benfica, é um privilégio. Para mim, este é ainda mais especial porque eu vinha de uma lesão [de longa duração]. Poder ajudar a minha equipa a vencer, com um golo e uma assistência, é um grande privilégio. Esta final está marcada na minha história. Poder regressar assim, foi o cenário perfeito.”

Lúcia Alves

LÚCIA ALVES

“Quisemos ganhar desde o primeiro minuto”

“É sempre especial ganhar um título pelo Benfica. Tivemos atitude, garra, quisemos ganhar o jogo desde o primeiro minuto. É sempre um orgulho poder ver esta bancada cheia de Benfiquistas.”

Rute Costa

RUTE COSTA

“Grupo forte é o primeiro passo para muitas vitórias”

“Foi um jogo difícil, tínhamos consciência disso, mas viemos aqui para ganhar, conseguimos ser competentes no que nos foi pedido, fizemos um grande trabalho coletivo. Estamos satisfeitas com o que foi feito aqui hoje. Temos muita qualidade, muito talento individual e somos um grupo forte, unido, é o primeiro passo para muitas vitórias.”

MARTA CINTRA

“Trabalhámos muito por este momento”

“O sentimento é sempre de gratidão. Trabalhámos muito por este momento. No ano passado falhámos, mas neste acertámos e estamos muito felizes pela vitória.”

Benfica

Leave a Reply