Roger Schmidt: “Preparámo-nos o melhor possível, temos de jogar táticamente muito bem”

Roger Schmidt, treinador do Benfica, abordou, em conferência de Imprensa, o duelo com o Dínamo Kiev, em Lodz, a contar para a 1.ª mão do play-off da Liga dos Campeões, mostrando-se confiante quanto à capacidade encarnada para “fazer um bom jogo” perante a formação ucraniana.

O técnico do Benfica realçou a qualidade do oponente e a forma “completa” como atua, esperando “um jogo aberto” na Polónia. Roger Schmidt sublinhou que é essencial que a equipa se “foque” nas suas capacidades e tarefas, e confirmou a disponibilidade física de Neres para o duelo desta quarta-feira.

Como perspetiva o jogo frente ao Dínamo Kiev? O adversário não pode contar com Sydorchuk. Espera que entre outro jogador para a posição de médio-defensivo ou que a equipa ucraniana jogue com uma linha de cinco defesas?

É um jogo para a Liga dos Campeões, por isso espero uma equipa muito motivada, a tentar tudo para seguir na competição. O Dínamo Kiev é uma equipa muito boa, nas duas rondas anteriores jogaram a 2.ª mão sempre fora de casa, na Turquia [Fenerbahçe] e em Graz [Sturm Graz], onde não é fácil jogar, e seguiram em frente. Isso mostra que a equipa tem qualidade, mentalidade e boa condição física, mesmo não jogando na Liga. Veremos qual a abordagem tática, terão de substituir dois jogadores, isso faz parte do futebol e encontrar soluções. Eles [jogadores do Dínamo Kiev] conseguem fazer tudo, em termos táticos são muito flexíveis, às vezes muito ofensivos, outras vezes mais defensivos. Espero um jogo aberto e um bom oponente.

A preparação deste jogo foi diferente, pelo facto de o Dínamo Kiev não ter o mesmo volume competitivo do Benfica?

Não. Eles jogaram quatro jogos nesta competição na presente temporada, temos um bom conhecimento do adversário. Além disso, o Benfica jogou contra o Dínamo Kiev na época passada, não houve assim tantas mudanças na equipa. Preparámo-nos o melhor possível, o essencial é que nos foquemos e acreditemos em nós, temos de jogar taticamente muito bem, respeitar o adversário e fazer alguns ajustes dependendo dos seus argumentos.

Roger Schmidt

“Preparámo-nos o melhor possível, temos de jogar táticamente muito bem, respeitar o adversário e fazer alguns ajustes dependendo dos seus argumentos”

Roger Schmidt

É o jogo mais importante da época?

O jogo que se segue é sempre o mais importante. Claro que para nós, para o Clube, adeptos e toda a gente, será fantástico jogar a Liga dos Campeões. É a melhor competição de clubes do mundo. Os jogos de play-off no início da época são sempre um grande objetivo para atingir a Liga dos Campeões. Temos dois jogos frente ao Dínamo Kiev e uma oportunidade para mostrar que somos melhor equipa e que merecemos jogar na Liga dos Campeões.

Que esperanças tem para este desafio?

É a primeira vez que me fazem essa questão. Não tenho esperanças, tento preparar a equipa o melhor possível. Até ao momento mostrámos que podemos jogar bom futebol, ganhar jogos, que podemos atacar e também defender como equipa. Quando se fala em esperança, espero sempre manter o nível. Acredito em nós e penso que temos boas hipóteses de fazer um bom jogo amanhã [quarta-feira].

Que vantagem o Benfica tem sobre o Dínamo Kiev?

É muito difícil dizer, penso que as duas equipas mereceram jogar o play-off, as duas merecem jogar a Liga dos Campeões, mas só uma pode fazê-lo. Temos de mostrar nestes dois jogos que somos a melhor equipa e essa é a nossa tarefa. A situação é muito clara, 90 minutos amanhã [quarta-feira], outros 90 minutos para a semana [terça-feira, 23 de agosto, no Estádio da Luz], uma das equipas estará na Liga dos Campeões e nós queremos ser essa equipa.

Roger Schmidt

“Mostrámos que podemos jogar bom futebol, ganhar jogos, que podemos atacar e também defender como equipa. […] Acredito em nós e penso que temos boas hipóteses de fazer um bom jogo amanhã [quarta-feira]”

Neres falhou os últimos dois jogos. Está disponível para defrontar o Dínamo Kiev, vai jogar?

Sim, ele está disponível, está de volta. Trabalhou nos últimos dias com a equipa, está a 100 por cento e é novamente uma opção.

Gilberto ou Bah, qual destes jogadores será opção para este jogo no lado direito da defesa?

São ambos opções para amanhã [quarta-feira], é o que posso dizer. Ambos jogaram muito bem nesta época, o Gilberto até marcou um golo fantástico, o primeiro da época na Liga portuguesa. No fim de semana passado [frente ao Casa Pia], na minha opinião, ele estava um pouco cansado, por isso aproveitei para lhe dar algum descanso e proporcionar tempo de jogo a Alex [Bah]. São ambos muito bons jogadores, muito importantes, com estilos diferentes e um deles vai jogar contra o Dínamo Kiev.

Leave a Reply