Filipa Patão confiante na eliminatória de acesso à Champions frente ao Hajvalia

Benfica inicia a sua caminhada na UEFA Champions League feminina 2022/23 frente ao Hajvaliado Kosovo, nesta quinta-feira, 18 de agosto, às 11h00. A treinadora Filipa Patão mostra-se “confiante” na qualificação das Inspiradoras para a final da Ronda 1, a disputar também nos Países Baixos, assim como na passagem à fase seguinte da competição.

Antes de seguir viagem para terras neerlandesas, a técnica Filipa Patão, em declarações à BTV, admitiu que o “desconhecimento” sobre o Hajvalia é uma dificuldade acrescida para o grupo de trabalho, que tem estado “focado”, sobretudo, nas suas “dinâmicas”.

Não temos grandes informações [sobre o adversário]. As referências que temos são de há muito tempo. Vamos apanhar a questão do inesperado, mas temos trabalhado a pensar mais no que são os nossos comportamentos e dinâmicas do que propriamente no adversário“, disse.

Pauleta

As bicampeãs nacionais sabem que vencendo as campeãs kosovares na meia-final da Ronda 1 terão pela frente o vencedor do FC Twente-Agarista CSF Anenii Noi 2020, na rota de apuramento para a Ronda 2 de acesso à fase de grupos.

formação do FC Twente será a anfitriã desta Ronda 1, pois beneficia do facto de estar na 36.ª posição no ranking da UEFA, isto face ao Benfica, que ocupa o lugar seguinte (37.º).

Filipa Patão assume precisamente a necessidade de olhar para esse duelo, até porque a formação da casa, tida como favorita no seu embate, mudou recentemente de treinador.

“Temos de fazer isso [olhar um pouco para a outra meia-final], pois o treinador do FC Twente mudou, as dinâmicas e o sistema também. Temos pouca informação sobre isso, fizeram apenas jogos-treino e temos poucas referências. Temos de pensar mais à frente e a forma de o fazer é, nos Países Baixos, assistir e tirar imagens do jogo do FC Twente, na meia-final que vai decorrer mais tarde. Temos de o fazer se queremos estar preparados para a final. No primeiro jogo vamos mostrar do que somos capazes e do que o Benfica é feito. Sabemos as dificuldades que vamos ter, principalmente se encontrarmos o FC Twente na final”, asseverou.

Filipa Patão

“Vamos mostrar do que somos capazes e do que o Benfica é feito. […] A equipa encontra-se bem. O plantel está bem, focado e unido em torno do grande objetivo que o Clube tem”

Filipa Patão

vencedor desta Ronda 1 seguirá para a Ronda 2, a qual será disputada a duas mãos. Foi precisamente nessa fase da prova que Benfica e FC Twente se encontraram na Liga dos Campeões feminina da temporada transata (2021/22). Então, as neerlandesas foram eliminadas pelas águias, registando-se um empate (1-1) no encontro da 1.ª mão nos Países Baixos e um triunfo das Inspiradoras (4-0) no Benfica Campus.

final da Ronda 1 está agendada para domingo, 21 de agosto, às 17h00, no sintético do Sportcampus Diekman, em Enschede, nos Países Baixos.

Daniela Silva e Cloé Lacasse

A equipa do Benfica saiu de Lisboa ciente do seu valor e confiante no percurso que deseja efetuar na prova, onde na época passada atingiu, pela primeira vez na história do futebol feminino nacional, a fase de grupos da Liga dos Campeões.

“A equipa encontra-se bem, tem evoluído ao nível do trabalho feito, em crescendo, vamos tentar estar na máxima forma, foi o que planeámos. O plantel está bem, focado e unido em torno do grande objetivo que o Clube tem“, concluiu Filipa Patão.

CONVOCADAS

Carolina Vilão, Katelin Talbert, Rute Costa, Ana Seiça, Ana Vitória, Andreia Faria, Andreia Norton, Beatriz Nogueira, Carole Costa, Carolina Correia, Carlyn Baldwin, Christy Ucheibe, Cloé Lacasse, Daniela Silva, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Lúcia Alves, Maria Negrão, Marta Cintra, Nycole Raysla, Pauleta, Sílvia Rebelo e Valéria Cantuário.

Leave a Reply