Diogo Ribeiro bate recorde nacional e apura-se para a meia-final do europeu nos 50 metros mariposa

Primeiro nadador português a entrar em ação no 36.º Europeu de Roma, que arrancou esta manhã na piscina do Foro Itálico, Diogo Ribeiro começou da melhor maneira a sua estreia no evento ao qualificar-se para as meias-finais dos 50m mariposa com o terceiro melhor tempo entre 57 participantes e novo recorde nacional: 23,24s.

O ainda júnior de 17 anos, que esta temporada se transferiu para o Benfica e está integrado no CAR do Jamor, foi apenas superado pelo neerlandês Nyls Korstanje (22,90) e o francês Maxime Grousset (23,20), cinco anos mais velhos, terá ainda esta tarde a difícil missão de manter-se entre os oito mais rápidos que passam à final de amanhã.

O anterior máximo luso, 23,28s pertencia igualmente a Diogo e havia sido fixado a 19 de abril, durante o Open da Dinamarca, realizado em Broenshoej.

Quem também garantiu a participação noutra semifinal de mais logo foi Camila Rebelo, ao conclui as eliminatórias dos 200 costas na 6.ª posição com o tempo de 2.12,10m. A marca mais rápida das qualificações foi obtida pela italiana bicampeã europeia Margherita Panziera, com 2.09,27m.

A nadadora do Louzan Natação, que a par de Diogo são os únicos estreantes da equipa em Campeonatos da Europa absolutos, é detentora do recorde nacional (2.10,41) desde os Jogos Mediterrânicos de Oran, realizados em julho.

Leave a Reply