Playoff da Champions com Benfica a defrontar o Dínamo de Kiev

O Dínamo de Kiev será o adversário do Benfica no ‘play-off’ da Champions League, ao vencer por 2-1 após prolongamento (0-1 nos 90’) o Sturm Graz, da Áustria, na noite desta terça-feira, em jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da prova da UEFA disputado na cidade austríaca, depois do triunfo por 1-0 na 1.ª mão, em Lodz (Polónia) e apurou-se, com 3-1 no agregado dos dois jogos.

Depois da vitória na 1.ª mão, em Lodz, por 1-0 – golo de Oleksander Karavaev, aos 28’ -, os pupilos do romeno Mircea Lucescu, que em 2021/22 também defrontaram as águias mas já na fase de grupos da Champions (0-0 em Kiev, 2-0 para o Benfica na Luz), viram o Sturm Graz, orientado por Christian Ilzer, igualar a eliminatória com um golo de Rasmus Hojlund aos 27’.

O resultado do encontro no Estádio Graz Libenau não sofreu mais alterações até ao fim dos 90’, o Dínamo de Kiev voltou a adiantar-se na eliminatória – e é bom recordar que, na 2.ª pré-eliminatória da Champions, afastaram o Fenerbahçe, da Turquia, orientado pelo português Jorge Jesus (0-0 e vitória em Istambul, por 2-1 após prolongamento, 1-1 nos 90’) – com golo de Kostiantin Vivcharenko, aos 97, para o empate no jogo da noite desta terça-feira.

A vantagem na eliminatória voltava a estar do lado dos visitantes… e o apuramento para a última ronda antes da fase de grupos da UEFA Champions League, seria questão de tempo.

Uma questão de tempo apressada pela expulsão, com segundo cartão amarelo e consequente vermelho, do avançado austríaco Manprit Sarkaria, aos 105+1’, a deixou o Sturm Graz em inferioridade numérica (dez jogadores, para 11 dos ucranianos) na segunda parte do prolongamento, em que Viktor Tsygankov, assistido por Buyalskiy, fez o 1-2 para o Dínamo de Kiev aos 112’.

A 1.ª mão do ‘play off’ entre Benfica e Dínamo de Kiev será em Lodz, na Polónia – casa emprestada do Dínamo de Kiev, impossibilitado de jogar na capital ucraniana, face à guerra em curso com a Rússia no território – no próximo dia 16 ou 17 do corrente mês, e a segunda mão em Lisboa, no Estádio da Luz, a 23 ou 24 de agosto.

O Benfica afastou o Midtjylland, da Dinamarca, nesta mesma 3.ª pré-eliminatória da Champions e neste dia, com agregado de 7-2 em dois jogos: após vitória por 4-1 na Luz, os comandados de Roger Schmidt voltaram a vencer o segundo duelo, por 3-1.

Com a disputa da terceira pré-eliminatória ficaram definidos os seis jogos do ‘play-off’ da Liga dos Campeões, com a primeira mão a ser disputada nos dias 16 e 17 deste mês, enquanto a segunda mão será a 23/24.

Caminho dos campeões:
Qarabag – Viktoria Plzen

Bodo/Glimt – Dínamo Zagreb

Maccabi Haifa – Estrela Vermelha

Copenhaga – Trabzonspor


Caminho das Ligas:
Dínamo Kiev – Benfica
Rangers – PSV

Leave a Reply